Alunos do IFPR Campus União da Vitória participam de atividades de valorização e respeito ao idoso – Campus União da Vitória

extensão

O processo de envelhecimento, o respeito e a valorização do idoso foram abordados em atividades envolvendo os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR Campus União da Vitória, nos meses de novembro e dezembro.

No dia 16 de novembro, os alunos participaram de palestra sobre o envelhecimento e a valorização da pessoa idosa, realizada pela professora doutora em Educação, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Franciele Clara Peloso. na terça-feira, 15 de dezembro, um grupo de alunos apresentou a peça teatral Dona Helena e um dilema, que aborda a questão da relação do idoso com a família e seus direitos assegurados no Estatuto do Idoso, em evento intergeracional realizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de União da Vitória.

Essas atividades fazem parte do Projeto de Extensão intitulado Processo de envelhecimento, respeito e valorização da pessoa idosa, coordenado pela professora de Língua Espanhola, Mara Regina Gregório Kusma, com colaboração do professor de Filosofia, Eduardo Ramos Coimbra de Souza e da professora de Língua Portuguesa e Inglesa, Alessandra Bernardes Bender.

Segundo a professora Mara, o objetivo da palestra foi levar para os alunos conhecimentos sobre o assunto, com o intuito de contribuir para uma convivência respeitosa entre as faixas etárias. Os alunos tomaram conhecimento sobre alguns indicadores sociais relativos ao envelhecimento no Brasil e especificamente em União da Vitória, puderam refletir sobre esse processo, que ocorre de forma global, biológica, social, psicológica e cultural e, conheceram alguns aspectos do Estatuto do Idoso.