Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente realizam aula prática em propriedade rural de Paulo Frontin – Campus União da Vitória

Ensino

Com intuito de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, participaram, na última segunda-feira (18), de uma atividade coordenada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, para aplicação da técnica de Proteção de Nascente baseada na utilização da mistura solo-cimento em uma propriedade rural no município de Paulo Frontin.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender todos as etapas da técnica em questão, desde a limpeza da nascente, preparação da mistura de solo-cimento, bem como sua aplicação. Essa técnica visa proteger a nascente de contaminações e processos erosivos.

Para os estudantes, a oportunidade de participar de uma aula prática sobre o assunto foi enriquecedora e aproximou a turma dos conceitos vistos em sala de aula. “Nós tivemos a oportunidade de conhecer todo o passo a passo da recuperação de um poço artesanal, e esse tipo de aprendizado é excelente, pois, além da teoria, vimos a utilização das técnicas no dia a dia de uma propriedade rural. Não tenho dúvidas que essa união entre teoria e prática é o grande diferencial do nosso curso”, afirmou a estudante Maria Eduarda Banhara.

A atividade faz parte do conteúdo de Recuperação de Áreas Degradadas da disciplina de Gestão Ambiental.