Alunos do Câmpus União da Vitória participam da 11.ª OBMEP – Campus União da Vitória

Alunos do Câmpus União da Vitória participam da 11.ª OBMEP

Seis alunos do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Câmpus União da Vitória do IFPR, foram classificados para a segunda fase da 11.ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Na primeira fase, os alunos foram avaliados por uma prova objetiva, realizada no dia 2 de junho. Os classificados para a segunda fase vão participar de uma prova discursiva, no dia 12 de setembro.

Foi a primeira vez que os alunos Julien de Paula e Léo Eduardo de Oliveira Meyer participaram da OBMEP, e foram classificados para a segunda fase. “Fiquei muito feliz em saber que fui selecionado para a segunda fase. Vou me dedicar muito para essa nova etapa”, confessa Léo.

A Olimpíada é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos. Para o professor de matemática, Ederson Marcelino da Silva, a OBMEP é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem seu potencial matemático. “Não é necessário conhecer todas as fórmulas e efetuar diversos cálculos, mas sim ter um bom raciocínio lógico. A segunda fase da OBMEP não é para todos e quem é aprovado fica muito feliz e motivado”.

Podem participar da Olimpíada todos os alunos matriculados em escolas públicas, que estudam do sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio.

Premiação

A OBMEP premia, com medalhas e certificados de menção honrosa, alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação, com base no resultado das provas da segunda fase. Os alunos medalhistas recebem bolsa de estudos para o Programa de Iniciação Científica Junior (PIC). Mais de 36 mil alunos receberam a oportunidade de estudar Matemática com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao ingressar no Ensino Superior os estudantes que se destacaram nas olimpíadas anteriores também podem ser contemplados com bolsas de estudo de Iniciação Científica, em parceria com o CNPq, e de Mestrado, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Recorde

A OBMEP 2015 atingiu número recorde, com mais de 47 mil escolas, e, aproximadamente, 18 milhões de alunos inscritos para a primeira fase, com participação da quase totalidade dos municípios brasileiros. O Paraná é o quarto estado com maior número de inscritos na primeira fase, com quase um milhão de alunos.

Para saber mais sobre a OBMEP, baixar as provas anteriores, ter acesso aos vídeos e materiais complementares, acesse: www.obmep.org.br