Alunos de curso de formação inicial e continuada analisam quantidade de chuva da última semana de novembro – Campus União da Vitória

Curso FIC

Os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Monitoramento de Uso e Conservação de Recursos Hídricos, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), construíram um pluviômetro caseiro, na quarta-feira, 25 de novembro.

O pluviômetro é um instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva, e foi instalado no Colégio Estadual Túlio de França, onde estão sendo ministradas as aulas do curso, e permaneceu por uma semana.

Segundo o professor da disciplina de Matemática Básica Voltada à Hidrometria, Ederson Marcelino da Silva, a unidade de medida utilizada é o milímetro (mm). “Três milímetros de chuva representam três litros de água precipitada em uma área de um metro quadrado”, explica.

Durante o período, os alunos e o professor monitoraram o pluviômetro por duas vezes, e constataram uma precipitação total de 54 milímetros ao longo da semana. “Em comparação com as informações obtidas no site da Copel, empresa que realiza o monitoramento hidrológico em União da Vitória, percebeu-se que a precipitação total nesse período foi de 46,8 milímetros, ou seja, a diferença foi de 7,2 milímetros a mais. Os alunos ficaram surpresos com a precisão de uma ferramenta tão simples de se construir e com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso, puderam identificar alguns possíveis motivos que influenciaram nessa diferença de valores”, analisa o professor.