Aluno do Campus União da Vitória recebe menção honrosa na 11.ª OBMEP – Campus União da Vitória

menção honrosa

Aluno do Campus União da Vitória recebe menção honrosa na 11.ª OBMEP

O aluno Wilgner José Car Sauran, do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do do Campus União da Vitória, recebeu menção honrosa na 11.ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2015. Com isso, ele pode se candidatar para participar da 11.ª edição do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr), ofertado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 2016. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 27 de novembro.

A OBMEP é realizada pelo Impa, e tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e revelar talentos. Segundo a coordenadora nacional da Olimpíada, Mônica Souza, é importante ressaltar que esse aluno se destacou em um universo de mais de 18 milhões de alunos.

De acordo com o professor de Matemática do Campus União da Vitória, Ederson Marcelino da Silva, este ano, seis alunos do Campus participaram da segunda fase da OBMEP, entre os 150 participantes que representaram o Município. “Wilgner está entre os 1736 premiados no Paraná, sendo 22 estudantes de União da Vitória. Nos diversos campi do IFPR tivemos 81 estudantes premiados”, analisa.

Em 2015, a Olimpíada teve o maior número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos 47.582 escolas de 5.538 cidades, o que corresponde a 99.48% dos municípios brasileiros. O número de estudantes inscritos totalizou 17.970.745.

A prova da primeira fase da OBMEP 2015 foi realizada no dia 2 de junho. Os alunos com melhor pontuação – aproximadamente 5% de cada escola – se classificaram para a segunda fase. Cerca de 900 mil alunos foram selecionados para a prova da etapa decisiva, no dia 12 de setembro.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).