Aluna do Campus União da Vitória se classifica para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Linguística – Campus União da Vitória

Ensino

A estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Gabriele Glaab, passou para a segunda fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Linguística – OBL, que ocorrerá no dia 05 de outubro.

A Olimpíada é realizada anualmente e é composta por 24 questões, os chamados “problemas autossuficientes de linguística”, que exploram conhecimentos intuitivos sobre a língua combinada com conhecimentos de sintaxe e lógica. Fazendo referência a um outro tipo de gramática, não ditada por regras, mas a que descreve o funcionamento de uma língua.

Nos últimos anos o estado do Paraná não teve representantes classificados para a segunda fase, sendo que a grande maioria dos participantes são alunos de colégios particulares do Rio de Janeiro e São Paulo.

Para Gabriele a classificação a surpreendeu, devido à dificuldade da prova. “Eu me dediquei muito, resolvi cada problema com o máximo de cuidado e atenção, mas realmente não imaginava que seria aprovada para a próxima etapa”, afirma.

A iniciativa da participação surgiu nas aulas da disciplina de língua portuguesa, quando a professora, que é doutoranda justamente em Linguística, começou a propôr desafios retirados da OBL e atividades acerca da intuição linguística dos alunos.

“Eu vinha propondo desafios de linguística em sala de aula, para que eles percebessem que toda língua possuí unidades mínimas, que se combinam de maneira eficiente e regular. Também fizemos uma miniolimpíada em duplas na sala de aula. Fiquei muito feliz com o resultado da Gabrieli na OBL, algo realmente expressivo, e também com o desempenho dos alunos que fizeram a prova e se envolveram com a temática”, comemora a professora da unidade, Lorena Lima.

Agora a aluna vai se preparar para a próxima etapa e representar o IFPR.

O que é a OBL

A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas e sua visão sobre os povos do mundo a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Suas quatro etapas (online, em papel, Escola de Linguística e participação na olimpíada internacional) permitem diferentes graus de envolvimento dos estudantes. A olimpíada firmou-se como um fascinante instrumento de imersão multicultural, trazendo à luz diversos temas do mundo das línguas, da linguagem, dos códigos e da cognição humana.