Ajude a avaliar o IFPR, seu curso, campus ou unidade! – Campus União da Vitória

Ajude a avaliar o IFPR, seu curso, campus ou unidade!

Formulários da Autoavaliação Institucional 2022/2023 podem ser respondidos até o dia 20 de dezembro.

A partir desta semana, estudantes dos cursos presenciais e a distância e servidores do IFPR são convidados a participar da Autoavaliação Institucional 2022-2023.

Promovida anualmente, a Avaliação Institucional permite aos gestores e à comunidade acadêmica conhecer as percepções de cada segmento sobre temas como infraestrutura, processos de ensino-aprendizagem, relações interpessoais e com a comunidade, entre outros. É também um compromisso a ser cumprido pelo IFPR, com a consolidação do relatório e envio para o Inep, em maio de 2023.

“Participar da auto avaliação institucional é muito importante para o IFPR e também para você, estudante ou servidor, é um exercício de cidadania”, avalia o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Paulo César Medeiros. “Além de fornecer um panorama sobre a instituição, que nos permite reconhecer as forças e fraquezas do IFPR, agir nas oportunidades e ameaças, traçar metas e objetivos a serem cumpridos no próximo ano, ela é um requisito indispensável para o sucesso de outros processos, como, por exemplo, o recredenciamento institucional e a avaliação dos nossos cursos superiores pelo MEC”.

Formulários podem ser acessados na página da CPA

Os formulários online para participação na avaliação institucional já estão disponíveis na página da Comissão Própria de Avaliação. Cada segmento (estudante presencial, estudante EaD, técnicos-administrativos em Educação e docentes) tem um formulário específico.

O acesso dos servidores será realizado com a utilização de usuário e senha dos atuais sistemas institucionais, como o SEI.

O acesso dos acadêmicos do ensino presencial e à distância será realizado com a utilização do usuário (CPF) e senha (data de nascimento DD/MM/AAAA), sem pontos ou caracteres especiais.

Os formulários para cada um desses segmentos foram liberados nesta semana e as respostas podem ser submetidas até o dia 20 de dezembro de 2022.

Para a pesquisa deste ano, o formulário passou por adequações, como a redução do número de questões e também a possibilidade de inserir comentários ou sugestões ao final de cada bloco de perguntas sobre um determinado tópico.

Membros de comissões locais passam por curso de formação

Durante todo o ano de 2022, os campi do IFPR foram estimulados a comporem comissões locais da CPA, que têm como missão a divulgação do processo de avaliação institucional, bem como consolidar um relatório local a partir das respostas coletadas na unidade.

Todos os membros das novas comissões recebem uma formação especialmente desenvolvida pela CPA, a fim de capacitá-los a atuarem no processo de avaliação institucional.

Neste momento, uma nova turma do curso de formação está sendo ofertada. Membros titulares e suplentes das CPAs Locais, as equipes pedagógicas, as Coordenações de Cursos Técnicos e Superiores, Estudantes dos Cursos Técnicos e Superiores, membros da Comunidade Externa, Organizações da Sociedade Civil e demais interessados em qualificação no tema da Avaliação Institucional no IFPR podem participar.

As matrículas no curso poderão ser realizadas diretamente no AVA, seguindo as seguintes orientações:

1. Para os cursistas terem acesso ao Curso no AVA IFPR devem acessar o tutorial que está disponível no link.
  2. Para acesso ao curso deverão usar a chave de inscrição: cpaifpr2022
  3. Observem que é preciso realizar o cadastro no sistema, aos que tiverem dúvidas quanto ao cadastro no AVA IFPR podem mandar e-mail para suporte.eadvirtual@ifpr.edu.br.
  4. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, onde encontrarão os módulos: Ambientação, Módulos 1, 2, 3 e 4 com as orientações, aulas, materiais e recursos didáticos.

Seja membro da CPA local em seu campus

Alguns campi ainda buscam definir as suas comissões locais. Os interessados em participar devem observar as orientações da chamada pública para composição das comissões locais.

As CPAs Locais terão mandatos de dois anos, podendo haver recondução por igual período, exceto para os discentes, que terão mandato de um ano, também permitida a recondução.

Para mais informações sobre este assunto, acesse a Página da CPA.