Acadêmico de Agronomia do Campus União da Vitória participa de intercâmbio em Portugal – Campus União da Vitória

Estudantes

O estudante do curso de Agronomia do Campus União da Vitória, Bruno Jungles de Camargo, está participando, até o dia 14 de setembro, de uma viagem de intercâmbio à cidade Viana do Castelo em Portugal.

Bruno foi escolhido para participar do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior em Viana do Castelo, após ser selecionado entre os estudantes inscritos no edital de mobilidade internacional do IFPR; no processo, foram escolhidos acadêmicos nas áreas de agronomia, administração e saúde.

Durante os quinze dias em que o estudante ficará em Portugal ele visitará instituições de ensino e de pesquisa para conhecer os métodos de trabalho e as tecnologias utilizadas no país, além de conhecer a cultura da região e participar de palestras com profissionais locais.

“A principal atividade desenvolvida aqui é a produção de uva que dá origem a um dos melhores vinhos do mundo, então há muito para aprender aqui na área da Agronomia, pois a sustentabilidade e a agricultura de precisão é o objetivo primário da produção científica aqui”, explica Bruno.

No retorno para casa, que está marcado para a próxima semana, o estudante fará apresentações para a comunidade escolar acerca de tudo que tem visto e aprendido em sua expedição; além de difundir entre os estudantes da instituição as possibilidades de internacionalização disponíveis no IFPR.

Além de todo o conhecimento e vivência, o seminário renderá ao estudante um certificado de 80 horas.

“Essa experiência mudou a minha vida, mudou a forma como eu vejo o mundo. Foi minha primeira viagem de avião, minha primeira viagem internacional e tem sido muito mais do que um ensino teórico, além do estudo tenho visto paisagens diferentes, muita cultura, muito aprendizado e tudo isso se soma ao meu desenvolvimento enquanto pesquisador. O mundo é grande e a gente precisa explorar. Estou muito grato por tudo isso, a tudo que o IFPR está me proporcionando e que venham muitas outras experiências”, finalizou Bruno.