19 de abril – Dia do Indígena – Uma data para refletir – Campus União da Vitória

Neabi

19 de abril – Dia do Indígena – Uma data para refletir

Publicado em

Copiado!

O dia 19 de abril marca, no Brasil, a luta dos povos originários tradicionais pelo reconhecimento de sua cultura e representatividade social e política. Trata-se de uma ocasião de reflexão, que reforça e mostra a resistência da identidade do povo indígena na história e na cultura.

A data ressalta a ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. A população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira.

Afinal os Índios são todos iguais?

Algumas vezes, nos referimos aos povos indígenas genericamente como índios, porque, quando falamos índios, estamos nos referindo a grupos que se reconhecem como semelhantes em alguns contextos.

Apesar das semelhanças que podemos notar entre vários povos indígenas, quando eles se comparam entre si, reconhecem suas diferenças, pois prestam atenção nas particularidades de cada grupo.

Cada povo indígena possui tradições culturais próprias, isto é, tem uma história particular, além de possuir práticas e conhecimentos únicos.
É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.

Vivem do que a natureza pode oferecer, em sintonia com o meio ambiente. Nossa arte, nossa cultura, nosso modo de viver, tudo isso foi herdado dos nossos ancestrais.

A eles, todos os dias, nosso respeito e valorização!

Texto do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus União da Vitória

Topo