Servidores do IFPR Campus União da Vitória participam do II Seminário do Napne do Campus Irati – Campus União da Vitória

Os servidores  Fábio Nazari e Andréa Daniele Muller Mariano da Seção Pedagógica e Michele Ferreira dos Santos Tavares da Secretaria Acadêmica do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus União da Vitória, participaram do II Seminário do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFPR Campus Irati.

O evento que ocorreu na terça-feira, 9 e quarta-feira, 10, em Irati, teve o tema O contexto escolar e as práticas inclusivas. Durante o seminário foram realizadas mesas-redondas, palestras e oficinas, e teve a participação de profissionais de diversos campi do IFPR e de outras instituições. Foram abordados temas como as práticas de inclusão e exclusão na escola, a educação inclusiva, a medicalização da vida e na educação e as experiências educacionais inclusivas em Irati.

De acordo com a pedagoga, Andréa Daniele Muller Mariano, o objetivo do evento era propor um espaço de discussão e produção de conhecimento sobre os processos de inclusão dentro do contexto escolar e na sala de aula do ensino regular, considerando a diversidade dos estudantes nas relações sociais e de aprendizagem no contexto escolar. “O Seminário foi de grande relevância para as discussões acerca da educação inclusiva e os palestrantes apresentaram importantes contribuições no que diz respeito a essa temática”, avalia.

O Napne do IFPR, vinculado à Seção Pedagógica, tem por natureza promover ações necessárias para o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionais específicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como desenvolver estudos, numa perspectiva crítica, articulando ações com outras instituições educacionais de diferentes níveis de ensino e com entidades de e para pessoas com deficiência.