Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus União da Vitória
Início NOTÍCIAS Servidores do Campus União da Vitória visitam aldeia de índios Xokleng

Servidores do Campus União da Vitória visitam aldeia de índios Xokleng

Publicado em

Com intuito de alinhar projetos e realizar parcerias, uma equipe de servidores do Campus União da Vitória realizou uma visita, na última sexta-feira, 26, aos índios Xokleng da Aldeia Quati, localizada em Porto União, Santa Catarina. Integraram o grupo que representou a unidade a diretora-geral, Patrícia Bortolini, a diretora de ensino, Rosana Frey, o coordenador de pesquisa e extensão, Vitor Gregório e a assistente de alunos, Cynara Geraldo.

O encontro representou um momento importante de aproximação entre a instituição e a aldeia. Os servidores foram recebidos pelo professor da escola primária local e atual cacique da aldeia, Simeão Kungag, e pela líder da comunidade, Maria, que está há mais de cinquenta anos nesta função. A equipe do campus apresentou suas ideias para realização de trabalhos conjuntos e conheceram a área atualmente ocupada pela aldeia.

Entre os projetos em processo de elaboração, está um que pretende contar a história do povo Xokleng, em geral, e da Aldeia Quati, em particular, por meio da redação de um livro. Outro, prevê o resgate do conhecimento ancestral Xokleng relacionado a plantas medicinais, com a posterior criação de uma horta nas imediações da escola da aldeia, e a publicação de um livro que conterá ilustrações de Ricardo, xokleng nascido na aldeia.

A visita será retribuída pelos indígenas no próximo dia 16 de maio, durante a realização da Semana da Diversidade, em que o professor Simeão Kungag ministrará uma palestra sobre a história, cultura e dificuldades atuais enfrentadas pelos Xokleng. Armas, instrumentos e ferramentas Xokleng serão expostos no evento, que pretende contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os indígenas da região do Vale do Iguaçu.

De acordo com o professor, Vitor Gregório, o encontro foi muito proveitoso. “Há dois anos realizo projetos com o pessoal da aldeia, até então de forma pessoal e com a parceria da Prefeitura de Porto União. Agora os projetos serão realizados pela equipe diretiva do campus, será uma excelente parceria, certamente”, finalizou Vitor.

Galeria de Fotos

Leia mais

Av. Paula Freitas, 2800,  Bairro São Braz – CEP 84603-264 – União da Vitória – PR

Topo