Início NOTÍCIAS Servidores do Campus União da Vitória visitam aldeia de índios Xokleng

Servidores do Campus União da Vitória visitam aldeia de índios Xokleng

Com intuito de alinhar projetos e realizar parcerias, uma equipe de servidores do Campus União da Vitória realizou uma visita, na última sexta-feira, 26, aos índios Xokleng da Aldeia Quati, localizada em Porto União, Santa Catarina. Integraram o grupo que representou a unidade a diretora-geral, Patrícia Bortolini, a diretora de ensino, Rosana Frey, o coordenador de pesquisa e extensão, Vitor Gregório e a assistente de alunos, Cynara Geraldo.

O encontro representou um momento importante de aproximação entre a instituição e a aldeia. Os servidores foram recebidos pelo professor da escola primária local e atual cacique da aldeia, Simeão Kungag, e pela líder da comunidade, Maria, que está há mais de cinquenta anos nesta função. A equipe do campus apresentou suas ideias para realização de trabalhos conjuntos e conheceram a área atualmente ocupada pela aldeia.

Entre os projetos em processo de elaboração, está um que pretende contar a história do povo Xokleng, em geral, e da Aldeia Quati, em particular, por meio da redação de um livro. Outro, prevê o resgate do conhecimento ancestral Xokleng relacionado a plantas medicinais, com a posterior criação de uma horta nas imediações da escola da aldeia, e a publicação de um livro que conterá ilustrações de Ricardo, xokleng nascido na aldeia.

A visita será retribuída pelos indígenas no próximo dia 16 de maio, durante a realização da Semana da Diversidade, em que o professor Simeão Kungag ministrará uma palestra sobre a história, cultura e dificuldades atuais enfrentadas pelos Xokleng. Armas, instrumentos e ferramentas Xokleng serão expostos no evento, que pretende contribuir para a disseminação do conhecimento sobre os indígenas da região do Vale do Iguaçu.

De acordo com o professor, Vitor Gregório, o encontro foi muito proveitoso. “Há dois anos realizo projetos com o pessoal da aldeia, até então de forma pessoal e com a parceria da Prefeitura de Porto União. Agora os projetos serão realizados pela equipe diretiva do campus, será uma excelente parceria, certamente”, finalizou Vitor.