Servidores do Campus União da Vitória recebem capacitação em Braille Avançado – Campus União da Vitória

Servidores do Campus União da Vitória recebem capacitação em Braille Avançado

O curso de capacitação em Braille Avançado, organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Campus União da Vitória, reuniu servidores da unidade, do Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, entre os dias 8 e 10 de maio, no prédio do campus.

O curso foi ministrado pelas professoras do Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) de Francisco Beltrão, Josiani Brenner, Mariolani Beber e Francielli Sganderla, que trabalharam a escrita em Braille, o uso da impressora Braille e os sinais utilizados nas disciplinas de matemática, química e física.

As aulas foram divididas em teoria e prática. Na parte teórica foi explicado a forma de escrita e de leitura do Braille, a utilização dos materiais e a forma de transcrição de textos. Posteriormente, os alunos puderam praticar a escrita utilizando a reglete e o punção, materiais usados para escrever em Braille.

Para o servidor do Campus União da Vitória e coordenador do Napne, João Hellinger, promover o curso na unidade foi um passo importante para preparar os servidores para atender estudantes com deficiência visual. “O curso foi excelente e muito relevante, especialmente por termos em nossa comunidade acadêmica uma estudante com essa especificidade. Além disso, o curso serve para fortalecer o Napne no nosso campus, até porque o Napne é um núcleo novo na unidade que começou a constituir-se apenas no final do ano passado”, avalia João.

Segundo a professora e coordenadora do CAP Francisco Beltrão, Josiani Brenner, o curso foi muito produtivo e necessário. “Se o professor do ensino comum souber como o aluno escreve, como faz os seus registros em Braille, isso facilitará o aprendizado dele. Eu parabenizo o IFPR por esta iniciativa de buscar parcerias e formação para que os professores possam desenvolver um trabalho com maior resultado para o aluno cego”, destaca.

Este é o segundo ano que o CAP auxilia na formação dos servidores do Campus União da Vitória. No ano passado os participantes receberam aulas de Braille básico, enquanto neste ano o objetivo da capacitação foi ampliar o conhecimento dos servidores para o Braille avançado.

O Napne
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) está presente em todos os campi do IFPR, sendo formado por diversos servidores tanto técnicos, como docentes. O Napne é responsável pela preparação da instituição na recepção de pessoas com alguma necessidade específica de aprendizagem, além de fomentar, no âmbito da instituição, políticas inclusivas para permanência e êxito desse estudante.

O CAP
O Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) é um setor de apoio pedagógico na área de deficiência visual. No Paraná existem 5 CAP´s em funcionamento: Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão. O CAP é responsável por adaptar e transcrever o livro didático em Braille, produzir livros digitais acessíveis, capacitar professores da educação especial e do ensino comum e ainda possui um núcleo de tecnologias que trabalha com os programas disponíveis para auxiliar os alunos com deficiência visual.