Semana da Mulher IFPR movimenta o Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Semana da Mulher IFPR movimenta o Campus União da Vitória

A Semana da Mulher IFPR, realizada ontem, 07, e hoje, 08, no Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), movimentou a unidade com discussões e atividades voltadas a servidores e estudantes do campus.

A palestra Violência contra a mulher no Vale do Iguaçu, com o Juiz da Vara da Infância e Família, Carlos Mattioli, deu abertura ao evento e trouxe índices da violência contra a mulher na região e orientou os estudantes sobre como auxiliar pessoas que estejam passando por situações de abuso. O preletor abordou, ainda, os trabalhos realizados na cidade como grupos de apoio à vítimas de abuso e acompanhamento psicológico.

“Ninguém deve sofrer sozinho. É nosso dever como sociedade auxiliar uns aos outros. Precisamos nos unir, porque juntos temos o poder de transformação”, afirmou Mattioli.

A palestra Pensar a Condição Feminina, com Cleri Aparecida Oliveira da INTEGRA Assessoria Educacional, também foi realizada no primeiro dia do evento e abordou os pilares da desigualdade de gênero na história.

Ainda no primeiro dia do evento, foi realizada a sessão de cinema As Sufragistas e a exposição e ensaio fotográfico Mulheres Escritoras, Mulheres Leitoras.

A manhã da sexta-feira, 08, foi marcada por rodas de conversa que abordaram temas como os direitos e papel das mulheres na sociedade e a violência contra a mulher, as discussões foram mediadas por professores e servidores da unidade.

Para o estudante do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Marco Antonio Cremonini, as discussões e palestras trouxeram informações importantes, especialmente sobre como ajudar vítimas de abuso. “É preciso falar sobre a violência, refletir, especialmente entre nós estudantes, pois esse é o tema do momento e nós somos a geração do futuro e podemos ser a mudança”, enfatizou.

O evento trouxe também uma aula de defesa pessoal com a soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, Viviane Macari, que ensinou técnicas básicas de estrangulamento, torção e de como sair de uma possível agressão.

Além das atividades programadas pela equipe do campus, a Semana da Mulher IFPR contou ainda com iniciativas dos próprios estudantes, que confeccionaram cartazes com frases motivacionais para as mulheres, um kit de sobrevivência para o banheiro feminino com itens de higiene pessoal, bilhetes personalizados para cada uma das servidoras da unidade, uma intervenção sonora em que alarmes eram acionados lembrando que a cada 6 minutos 15 mulheres são agredidas no Brasil e reprodução de vídeo sobre relacionamentos abusivos.

Segundo os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Bruno Müller e Marcella Baziuk, que participam do grupo de estudantes que auxiliou no evento, o sentimento é de alegria e gratidão pela participação de toda a comunidade do campus.

“Perceber o engajamento do público e a satisfação das servidoras com as mensagens pessoais que escrevemos para cada uma delas, fez todo o trabalho valer a pena.” destaca Bruno.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março e foi Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, sendo comemorado desde o início do século 20.
A data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.