IFPR União da Vitória realiza Roda de Conversa sobre a luta antimanicomial – Campus União da Vitória

IFPR União da Vitória realiza Roda de Conversa sobre a luta antimanicomial

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promove uma roda de conversa sobre o tema na próxima quarta-feira, 16, às 19h, na Biblioteca do campus.

O evento, em parceria com o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de União da Vitória e com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, terá a presença dos psicólogos Cláudia Moema Zaions, Denise Aparecida Teixeira e Ivete Inês Muhl e faz parte das discussões da Oficina Interdisciplinar realizada com os estudantes do curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática – Proeja.

Segundo a professora de sociologia da unidade e uma das organizadoras do evento, Cybelle Cardozo, a luta antimanicomial é parte imprescindível da batalha por direitos humanos básicos. “Nós, da Oficina Interdisciplinar do Proeja, escolhemos este assunto para debater de forma integrada, sociedade e escola. Rodas de conversas como estas vem acrescentar informações para que nossos alunos e alunas continuem se tornando cidadãos e cidadãs críticos como bem enuncia nossos princípios institucionais”, conta Cybelle.

O evento será aberto ao público.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial

No fim da década de 70, muitos movimentos ligados à saúde denunciaram abusos cometidos em instituições psiquiátricas, além da precarização das condições de trabalho. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental, que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil. O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) – que contou com a participação popular, inclusive de familiares de pacientes – e o Movimento Sanitário foram dois dos maiores responsáveis por essa iniciativa.

Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais. Nesse encontro, surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro. Pela relevância daquele encontro, a data de 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial.