Reitor do IFPR participa da primeira audiência pública para implantação do curso superior em Agronomia no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Com objetivo de apresentar ao reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antônio Zanatta, argumentos que apontam a viabilidade de implantação do curso superior de Agonomia no Campus União da Vitória, foi realizada uma audiência pública, na terça-feira, 15. A reunião contou com a presença do reitor, do chefe de gabinete da reitoria, Marcos Paulo Rosa, dos diretores, da equipe de gestão do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Emater e de prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar).

O planejamento de abertura de cursos no IFPR é feita com base nas necessidades locais e a efetivação desse projeto deve refletir no desenvolvimento regional. São realizadas pesquisas com o possível público-alvo, em seguida as audiências públicas, que dão origem à proposta de abertura de curso, que é submetida à Pró-Reitoria de Ensino e, ao final, à aprovação no Conselho Superior (Consup).

A diretora geral do Campus, Patrícia Cambrussi Bortolini, aponta que esse é o primeiro passo desse caminho, as entidades apresentando seu interesse na implantação do curso. De agora em diante, é necessário viabilizar recursos para a construção dos blocos de sala de aula e laboratórios para que esse projeto, que se inicia aqui, torne-se realidade.

Agricultura

De acordo com informações apresentadas na audiência pública, o desenvolvimento da região de União da Vitória está ligado à agricultura. Inicialmente, com a produção de erva-mate, passando pelo extrativismo simples de madeira, e atualmente buscando novas cadeias produtivas. A região, que faz parte do Território do Vale do Iguaçu, composto por 10 municípios, com 174 mil habitantes, já teve 50% de sua área classificada como rural; atualmente restam seis por centro.

Agronomia

Os argumentos do grupo fortalecem a justificativa para criação de um curso superior em Agronomia, ofertado de maneira gratuita e com recursos federais, que pode ajudar no desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva local. Para o chefe de gabinete da reitoria do IFPR, a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento. Citou arranjos produtivos locais (APL) de outras regiões do Estado que foram construídos e aprimorados por meio da qualificação profissional. “As políticas de inclusão do IFPR possibilitam que sejam pessoas da região que estudem na escola, e que permaneçam, investindo os conhecimentos adquiridos, no desenvolvimento local”, pondera.

IFPR

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social.

É voltado à educação superior, básica e profissional, especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Atualmente, o IFPR atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância, oferecendo à comunidade paranaense mais de 100 cursos entre técnicos presenciais, técnicos na modalidade a distância, cursos superiores e especializações presenciais e a distância.

Atualmente, o Campus União da Vitória conta com 21 professores e nove técnicos administrativos em educação, atendendo perto de 500 estudantes, que vêm de toda região. Mais de 800 estudantes concluíram algum curso desde o início de funcionamento da Unidade no município.

Na Mídia

IFPR discute implantação de novo curso para Campus de União da Vitória

Audiência Pública discute implantação de Engenharia Agronômica em Campus do IFPR