Projeto Pé no Palco realiza visita à Associação Casa de Apoio Restauração Divina – Campus União da Vitória

Violão, vozes e muita animação. Assim foi a visita que os integrantes do projeto de ensino Pé no Palco: dança, música e teatro em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizaram na Associação Casa de Apoio Restauração Divina (ACARDI I), no distrito de São Domingos, em União da Vitória, na última quinta-feira, 19.

O objetivo foi levar música e diversão aos moradores do local, em sua maioria idosos. O repertório escolhido pelos integrantes do projeto foi bem variado, desde músicas antigas, como Moreninha Linda e Beijinho Doce, de Tonico e Tinoco, até canções atuais, como Trem Bala, de Ana Vilela, e Era Uma Vez, de Kell Smith.

“Quando tocávamos as músicas antigas dava pra notar que eles relembravam o passado, pois faziam parte da história deles, mas quando cantamos Era uma Vez, que fala sobre a infância, eles ficaram muito emocionados, acredito que lembraram dos filhos. Me emocionei com eles”, relata a estudante Francieli Novacoski.

Para a estudante Graciela Melnik, que tocou violão durante a visita, o ponto alto foi ver todos os idosos cantando junto com eles. “Quando cantamos A Majestade e o Sabiá, todos eles cantaram, pois conheciam bem a letra. Fiquei impactada por ver a emoção e as lágrimas nos olhos deles”, conta.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto Pé no Palco, Giciélen Retcheski Vicente, além de propiciar um choque de realidade, atividades como esta trazem a reflexão no respeito ao próximo e nos valores humanos. “Sei que esta ação despertou nos alunos sentimentos de respeito, amor, e paciência, fazendo com que repensem suas ações com os membros de sua família”, relata Giciélen.

Segundo a estudante, Amanda Lima, foi uma oportunidade sem igual. “Não tenho palavras para agradecer a oportunidade de participar desta visita, foi uma experiência maravilhosa”, comenta.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória e a Secretaria Municipal de Assistência Social, no projeto Circuito Cultural, que tem como finalidade levar atividades e divertimentos artísticos e culturais às casas de acolhimento do município.

Projeto de Ensino Pé no Palco: dança, música e teatro

O projeto Pé no Palco é ofertado pelo Campus União da Vitória aos estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O grupo conta, hoje, com a participação de 25 alunos.