Período de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR é prorrogado! – Campus União da Vitória

Período de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR é prorrogado!

Foi prorrogado, até 12 de outubro, o prazo de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR. São ofertadas mais de cinco mil vagas em cursos técnicos e superiores em 24 cidades paranaenses. As inscrições devem ser realizadas pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 50 e pode ser paga até dia 13 de outubro. Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade.

Do total de vagas, 60% são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Além disso, o Instituto desenvolve ações e programas para, além de garantir o acesso, também promover a permanência e o êxito dos seus alunos. A maior parte dessas ações e programas são destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio de bolsas e auxílios, a Política de Assistência Estudantil do IFPR contempla áreas como Alimentação, Transporte, Moradia, Esportes, Projetos e Eventos Acadêmicos, Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais, entre outras.

Provas

Os candidatos somente poderão realizar a prova nas cidades que ofertam os cursos para os quais efetuaram a inscrição. As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h.

Para os cursos de nível médio, as provas serão aplicadas nas cidades de Assis Chateaubriand, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Quedas do Iguaçu, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Para os superiores, as provas serão em Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama.

Cursos a distância

Além do processo seletivo para cursos presenciais, também estão abertas, até 15 de outubro, as inscrições para cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância. Para esses cursos, são 6.080 vagas distribuídas em 39 polos localizados em municípios dos estados do Paraná e de São Paulo. Não há taxa de inscrição e esses cursos também são totalmente gratuitos.

Os cursos a distância ofertados pelo IFPR neste processo de seleção são os de Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho e estão disponíveis de acordo com o polo – há polos que oferecem todos eles e outros que oferecem apenas alguns.

Podem se inscrever os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo. As atividades acadêmicas têm início ainda neste ano e os cursos têm duração de dois anos. A seleção será realizada em uma única etapa, que consiste na avaliação do desempenho escolar dos estudantes durante o Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Inscreva-se

Acesse a página inicial do IFPR, leia os editais, escolha o seu curso, faça sua inscrição e venha construir, conosco, o seu futuro.

Processo Seletivo IFPR 2017-2018 (cursos presenciais)

Prazo de inscrição: De 01 de setembro a 12 de outubro; pagamento até 13 de outubro de 2017
Valor da inscrição: R$ 50
Valor do curso: Gratuito
Site para inscrição: https://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2018/
Seleção: Provas dia 19 de novembro
Início das aulas: 1º semestre de 2018
Nível e forma de oferta: técnicos subsequentes; técnicos integrados (para quem tem o Fundamental completo); superiores (para quem tem o Ensino Médio completo)
Modalidade: presencial (nos campi do IFPR).
Total de vagas: 5408
Quantidade de municípios (campi do IFPR): 24

Processo Seletivo IFPR/EAD 2017 (cursos a distância)

Prazo de inscrição: De 18 de setembro a 15 de outubro de 2017