Painel Mulheres Especiais e exibição do filme Olga, marcam o primeiro dia da Semana da Mulher no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Notícias

Painel Mulheres Especiais e exibição do filme Olga, marcam o primeiro dia da Semana da Mulher no Campus União da Vitória

Publicado em

Copiado!

A I Semana da Mulher do Campus União da Vitória iniciou ontem, 05, com a inauguração do painel Mulheres Especiais e com a exibição do filme Olga: muitas paixões numa só vida.

O Painel Mulheres Especiais é  um espaço para que estudantes e servidores registrem as mulheres que consideram importantes, descrevendo os motivos que as tornam notáveis. Figuras femininas que marcaram época, como Chiquinha Gongaza, foram lembradas na painel, mas a maioria das homenagens foram destinadas a mães e avós.

De acordo com o aluno do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, André Ferreira, ele não pensou duas vezes antes de escrever sua homenagem. “Quando falaram para escolher uma mulher especial, na hora pensei em minha mãe, uma mulher inspiradora, guerreira e sonhadora. A mulher da minha vida”, declara André.

O Cine Mulher, que exibiu o filme Olga, além de alusivo a semana da mulher, é também parte do projeto Cine na Escola, organizado pela Seção Pedagógica do campus, que busca divulgar o cinema brasileiro.

Para a estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Maria Eduarda Dias, a escolha do filme foi muito pontual. “Ver a liderança de Olga, a resistência e a vontade de realmente fazer alguma coisa diante das desigualdades, a solidariedade dela com outras mulheres, mesmo diante da dor e sofrimento pelo qual passou, é muito inspirador, nos dá força e nos encoraja como mulheres. É importante que histórias como essa sejam apresentadas aos alunos, mostrando a mulher sob essa perspectiva, especialmente na semana da mulher”, avalia.

A I Semana da Mulher trará ainda, até sexta-feira, 09, palestras, mostras culturais, discussões sobre questões de gênero e literatura, entre outras atividades.

 

Confira a programação completa:

05/03

Inauguração do Painel Mulheres Especiais
Horário: 10h

Sessão de Cinema Olga: muitas paixões numa só vida
Horário: 15h30

06/03

Sessão de Cinema Olga: muitas paixões numa só vida
Horário: 20h30

07/03

Lançamento do vídeo Outros jeitos de usar a boca
Produzido pelas mulheres do IFPR Campus União da vitória
Horário: 10h

Sessão de Biblioterapia A parte que falta
Horário: 14h

Inauguração da Mostra Mulheres Latino-Americanas que Fizeram História
Horário: 15h

08/03

Palestra Dia das Mulheres e o Empenho Coletivo para a Não Violência
Palestrante: Dulceli Tonet Estacheski (professora na Universidade Estadual do Paraná – Unespar) – Coordenadora do Projeto Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência
Horário: 08h30
Inauguração da Mostra Body Image Advertising
Horário: 10h

Mesa redonda Mulheres Invisíveis: Questões de Gênero e Literatura
Participação:
Caio Bona (professor de Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Paraná – Unespar)
Gisele Schnorr (professora de Filosofia na Universidade Estadual do Paraná – Unespar)
Lorena Lima (professora de Língua Portuguesa e Literatura no IFPR Campus União da Vitória)
Horário: 14h

Sessão de biblioterapia A parte que falta
Horário: 20h
09/03
Intervalo Musical Mulheres na Música
Horário: 10h

Topo