Olimpíada IFPR de Robótica movimenta os campi – Campus União da Vitória

Olimpíada IFPR de Robótica movimenta os campi

As etapas locais da III Olimpíada IFPR de Robótica têm movimentado os campi do IFPR. Preparatória e classificatória, essa fase é desenvolvida em diversas unidades, algumas delas em conjunto. A “Fase I” já envolveu equipes de Curitiba, Colombo, Telêmaco Borba, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Nos próximos dias, é a vez de competidores de Astorga, União da Vitória, Assis Chateaubriand, Jacarezinho e Londrina, entre outros campi, participarem desta fase inicial.

Em Irati, por exemplo, a primeira etapa da Olimpíada foi realizada neste fim de semana em um ginásio de esportes da cidade e contou com a participação de estudantes do Campus União da Vitória. A competição reuniu cerca de 30 estudantes dos dois campi. Eles competiram em três modalidades: Resgate OBR; Seguidor de Linha – Lego e Seguidor de Linha – Arduíno.

A professora de Informática e coordenadora de Robótica do Campus Irati, Thalita Pimenta, explica que, na modalidade Resgate, são realizadas três provas por equipe, uma de nível fácil, uma de nível médio e outra difícil. Já nas modalidades “Seguidor de Linha”, existe apenas uma pista a ser disputada pelas equipes: “Nesta modalidade, o que importa é o tempo que os robôs levam para terminar a volta na pista”.

Em Colombo, no sábado (2), também houve competição: participaram seis equipes, formadas por alunos do Campus Curitiba e do Campus Colombo.

Olímpiada IFPR de Robótica

A III Olimpíada IFPR de Robótica está sendo viabilizada pelo edital 07/2016 – Proepi.

A segunda fase da competição será realizada nos dias 6 e 7 de agosto no Campus Irati.

Organizada em duas fases, uma local (nos campi) e uma estadual (com as melhores equipes dos 17 campi participantes), a olimpíada tem, entre os seus objetivos, o de preparar os estudantes do IFPR para outras competições de robótica, estimular a criatividade e o interesse pela área e expor à comunidade interna e externa o resultado dos projetos voltados ao desenvolvimento de protótipos.

OBR
Em 2015, o Campus Irati sediou uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que contou com equipes de Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapuava e Carambeí. Em 2016, a fase paranaense da OBR será realizada em setembro, em Curitiba.

“A Olimpíada de Robótica do IFPR é de extrema importância para os nossos alunos treinarem suas equipes para a OBR”, comenta a professora Thalita Pimenta.

Com informações da Proepi e dos campi Irati e Colombo.