Mostra do Filme Livre movimenta sábado letivo no IFPR Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Cineclubes Livres

Mostra do Filme Livre movimenta sábado letivo no IFPR Campus União da Vitória

Pipoca e refrigerante não faltaram no intervalo entre os filmes exibidos na 16.ª Mostra do Filme Livre, realizada no Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), sábado, 12. O evento é promovido pela Diretoria de Extensão, Inclusão e Cultura (Diext), e foi organizado na Unidade pelo professor de Língua Portuguesa Carlos Augusto de Negreiros, com apoio dos professores Alessandra Bender, Ana Maria Barbosa, Celso Canteri e Drielly Salin.

Foram exibidas as sessões de curtas-metragens, intituladas Curtas Livres e Mundo Livre, abertas gratuitamente para toda comunidade. A sessão Curtas Livres apresentou filmes premiados pela curadoria da 16.ª Mostra do Filme Livre 2017, já a sessão Mundo Livre apresentou filmes feitos por brasileiros no exterior.

De acordo com o professor Carlos, houve participação significativa dos estudantes. Temas como perda e depressão, efeitos da radioatividade na saúde humana, sexualidade e homoafetividade, crítica política, entre outros, mexeram com a sensibilidade dos alunos. Segundo o professor, nessa primeira experiência de um cineclube no Campus, os debates, discussões e opiniões foram tímidos por parte do público. “Acostumados aos filmes de ação e aventura hollywoodianos, o estilo mais lento de filmagem e o aspecto fragmentário dos enredos certamente constituíram novidade e até estranhamento para muitos adolescentes,” avalia.

O Campus União da Vitória foi selecionado por meio de chamada pública para Cine Clubes Livres, feita pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Cineclubes Livres é a maior ação em rede de cineclubes do Brasil, que leva filmes livres para diversas cidades de todas as regiões do país. Desde 2006 são realizadas sessões da Mostra do Filme Livre (MFL) em Cineclubes. Ao longo de mais de dez anos mais de 100 cineclubes diferentes exibiram a MFL. Este é o primeiro ano que o IFPR estimula essa ação de extensão junto aos campi.

Publicado o resultado da chamada interna para formação de Cineclubes no IFPR

Aberta chamada interna para formação de Cineclubes no IFPR