Instalação de softwares, torneio de jogos e palestras marcam o FliSol 2018 no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participou, no último sábado, 28, do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL). O evento, que ocorreu pelo segundo ano consecutivo na cidade de União da Vitória, teve a parceria das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

No período da manhã os inscritos participaram da cerimônia de abertura e de duas palestras no auditório da Uniguaçu. O primeiro tema, Sistemas Operacionais Livres – Conhecendo o Linux, foi ministrado pelo professor de Ciências da Computação, George Luiz Maluf.

Em seguida os participantes assistiram a palestra Por que Python?, com o Desenvolvedor Líder de DevOPs da empresa StudioPress Sites, nos Estados Unidos, Marcos Antonio Schratzenstaller. Durante a ministração, o palestrante abriu o espaço para perguntas, promovendo praticamente um debate sobre o assunto.

“Os alunos se interessaram pelo tema, pois Python é uma linguagem de programação que eles estão estudando no curso, o que gerou uma discussão bastante produtiva”, destaca o professor do Campus União da Vitória e organizador do evento, Celso Canteri.
No final da palestra, Schratzenstaller sorteou brindes entre os participantes do debate.

Para o estudante do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, Giovane Emerson Gonçalves, as palestras foram o ponto alto do evento. “Já havia participado do FLISoL no ano passado, e em cada ano aprendo algo novo. Esse ano o que me chamou mais atenção foi a palestra sobre a linguagem Python, acrescentou muito ao que eu já sabia. Foi ótimo”, destaca.

A programação da tarde ocorreu no prédio do IFPR Campus União da Vitória, em dois ambientes distintos. Em uma das salas foi realizado um torneio de jogos, com o jogo de estratégia em tempo real  0A.D. e o jogo de corrida SuperTuxKart. As competições foram realizadas em dupla, e por eliminação, restando apenas a dupla vencedora no final do torneio.

Já no outro ambiente ocorreu o Install Fest, um festival de instalação de softwares livres. Foram disponibilizadas 25 vagas para o Install Fest, no entanto o número de participantes acabou superando o previsto.

Entre os softwares disponibilizados, o que teve o maior número de instalações foi a distribuição GNU/Linux Deepin, um sistema operacional chinês, que foi trazido por um dos participantes, o estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Igor Castro.

“O Deepin é o sistema operacional que eu uso no meu dia a dia, ele é pouco conhecido no ocidente, mas conta com uma interface gráfica bem agradável, principalmente para quem vem de sistemas operacionais proprietários como Windows e Mac OS”, conta Igor.

De acordo com Canteri, o FliSol deste ano atingiu as expectativas. “O público foi muito participativo e notamos que neste ano os estudantes estavam motivados e animados, ficamos felizes com o resultado”, finaliza.

FLISol

O FLISoL é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre, com o objetivo de promover o uso do software livre, sua filosofia, alcances, avanços e desenvolvimento. O festival, realizado desde 2005, é gratuito e voltado aos entusiastas do tema, estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos e todos os outros interessados no assunto.
O evento é organizado pelas diversas comunidades locais de Software Livre e se desenvolve simultaneamente com eventos de instalação gratuita e totalmente legal de software livre nos computadores dos participantes. Além da instalação de software livre, o evento conta com palestras, minicursos, e outras atividades relacionadas ao tema.

Sobre o IFPR

Referência em educação profissional, tecnológica e científica, o IFPR é uma instituição pública federal de ensino reconhecida pelo compromisso com a educação e a transformação social.
É voltado à educação superior, básica e profissional, especializado na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
Atualmente, o IFPR atende mais de 40 mil estudantes nos cursos de modalidade presencial e a distância, oferecendo à comunidade paranaense mais de 100 cursos entre técnicos presenciais, técnicos na modalidade a distância, cursos superiores e especializações presenciais e a distância.