Inscrições para FIciencias iniciam no dia 1º de junho – Campus União da Vitória

Inscrições para FIciencias iniciam no dia 1º de junho

As inscrições para a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas instituições de ensino, entre elas o Instituto Federal do Paraná, começam no dia 1º de junho. A participação de estudantes do IFPR já é uma tradição no evento.

Para a edição de 2018, serão selecionados como finalistas 150 trabalhos de estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina. Podem se inscrever alunos matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes, dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; de Missiones, da Argentina; e do Paraguai.

A novidade desta edição fica por conta da FIciencia Kids, que abre espaço para que estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental possam participar. Nesta categoria, um professor deve elaborar um projeto, contendo uma problematização que envolva os estudantes.

A Feira será realizada nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, no Hotel Golden Park, no centro de Foz do Iguaçu.

Os interessados em participar da Feira devem elaborar um plano de pesquisa nas áreas de conhecimento das ciências humanas, exatas, biológicas, agrárias, sociais aplicadas, saúde ou engenharias. Os estudantes podem se reunir em grupos de até três alunos e devem ter um orientador com mais de 18 anos, que pode ser um professor da escola, um aluno em fase de graduação ou já graduado, para auxiliar na condução da pesquisa.

O regulamento e as inscrições, que vão até o dia 17 de agosto, podem ser acessados no site da FIciencias.

Premiação

A premiação será por categoria. Os três melhores trabalhos, na Classificação Geral da Feira, vão receber valores em espécie. Os projetos que se destacarem em primeiro lugar, por áreas do conhecimento, receberão troféus, e os segundos e terceiros lugares ganharão medalhas.

Além da premiação durante a FIciencias, alguns trabalhos serão selecionados para o Programa de Vivência Estudantil, em 2019. Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional.

Edições anteriores

Projetos do IFPR mantém posição de destaque ao longo das edições

Equipes do IFPR participam da FIciencias desde a primeira edição, realizada em 2012. Todos os anos, os projetos apresentados ganham destaque nas premiações e superam expectativas. Saiba mais:

Com informações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).