Conheça os programas de Assistência Estudantil do IFPR – Campus União da Vitória

Conheça os programas de Assistência Estudantil do IFPR

No dia 07 de fevereiro iniciam as inscrições para os programas de assistência estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR). São cinco programas destinados a incentivar a permanência dos estudantes na instituição, promover melhor desenvolvimento das atividades educacionais e combater os índices de evasão, assegurando o sucesso escolar.

Neste ano, os estudantes deverão realizar as inscrições pela Internet, por meio do SiGAE com a documentação exigida em edital para cada um dos programas.

Conheça os programas:

Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

Seleção de estudantes matriculados no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa para custear parcialmente despesas com alimentação, transporte e aquisição de material didático.

• Inscrições 07 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2019, exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via SiGAE.
  • Requisito – Estar devidamente matriculado no curso PROEJA
  • Confira a íntegra do edital n°170/2018

Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace)

A seleção de estudantes, matriculados em cursos técnicos de nível médio (Informática e Meio Ambiente) e superior (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas com: alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.

• Requisito: estar matriculado nos cursos técnicos de nível médio ou superior. Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de documentação.
  • O valor do auxílio:

Categoria I: R$ 150,00.

Categoria II: R$ 280,00.

• Confira a íntegra do edital n°171/2018

Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis)

Inscrição e seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos em nível médio (Informática e Meio Ambiente) e superior (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa visando ao desenvolvimento de atividades em projetos educacionais aprovados para o exercício 2019.

• Requisito – Estar devidamente matriculado nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior.
  • O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
  • Pagamentos estão compreendidos entre março a novembro de 2019.
  • Confira a íntegra do edital n°173/2018

Programa Estudante – Atleta (PEA)

Inscrição e seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos em nível médio (Informática e Meio Ambiente) e superior (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) para participação em atividades desportivas, tanto em modalidades coletivas como individuais.

• Requisito – Estar matriculado nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior.
  • Confira a íntegra do edital n°174/2018

Programa de Monitoria

A seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos em nível médio e superiores regulares do IFPR na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aptidão para o componente curricular ao qual concorre, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) e desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria.

• Confira a íntegra do edital n°172/2018

Sobre a Assistência Estudantil

É o conjunto de ações e programas, implantados pela Diretoria de Assuntos Estudantis – DAES, da Pró-Reitoria de Ensino – PROENS, voltados ao estudante, para garantir seu acesso, permanência e êxito no IFPR.  Esses programas, em sua maioria, são voltados àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entende-se que determinado indivíduo ou família encontra-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica quando é/foi submetido a processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de seu grupo social, tendo sua capacidade de reação limitada e suas oportunidades para superação restritas. Tal situação é decorrente de desigualdade social e financeira, privação e/ou fragilização de vínculos de pertencimento social ou afetivo-relacionais.

O principal indicador de vulnerabilidade socioeconômica, sem prejuízo de outros fatores, é o critério de renda estabelecido legalmente em um salário mínimo e meio per capita. Isto é, a renda total do núcleo familiar, dividida por seu número de membros, deve ser menor do que este valor indicado.