IFPR Campus União da Vitória inicia Semana do Livro e da Biblioteca com Oficina de Origami – Campus União da Vitória

Semana do Livro e da Biblioteca

Foi realizado hoje, 23, no Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Oficina de Origami, ministrada pela professora de Artes da Unidade, Giciélen Retcheski. O evento contou com  a participação dos estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Durante a oficina os alunos aprenderem a confeccionar um tsuru, pássaro japonês que é símbolo da Paz, conheceram a origem do origami e a história por trás das dobraduras de papel.

Segundo a aluna do primeiro ano A, Bruna Christi Semianko, a oficina além de divertida e descontraída proporcionou aos estudantes conhecimentos sobre a cultura japonesa. “Foi muito interessante conhecer a lenda dos mil origamis, onde aquele que fizer mil tsurus terá um pedido realizado. Eu acreditava que origami era algo difícil de fazer e me surpreendi, pois descobri que na realidade é mais simples do que eu pensava.”

A professora Giciélen Retcheski também se mostrou satisfeita com o evento. “Foi muito gratificante. Os alunos corresponderam às expectativas técnicas e orientações para a confecção dos seus origamis, sendo que para muitos deles foi a primeira vivência com este tipo de arte”, avalia.

A oficina faz parte da III Semana do Livro e da Biblioteca do IFPR Campus União da Vitória, que durante toda esta semana trará atividades para os alunos da instituição e para o público em geral.