Evento de Tecnologia da Informação é realizado no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Entec

Evento de Tecnologia da Informação é realizado no Campus União da Vitória

Competição de jogos, cosplay, palestras e diversas atividades movimentaram o Campus União da Vitória na última sexta-feira, 26, e sábado, 27, durante o IV Encontro de Tecnologia da Informação (Entec) e Festival de Software Livre (FLISol).

O Entec, que teve como tema Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, reuniu mais de 350 pessoas, entre servidores, estudantes e comunidade em geral que puderam escolher entre nove palestras e oficinas, além de diversas atividades recreativas. Enquanto no FLISol, os participantes puderam aprender a instalar softwares livres e, aqueles que trouxeram seus notebooks, saíram com os sistemas operacionais instalados em seus computadores.

De acordo com a comissão organizadora, a ideia de unir os dois eventos em um só surgiu após a última edição do Entec, no final do ano passado. “Pensamos que unindo os dois eventos, que possuem formatos semelhantes, poderíamos realizar um evento maior e mais organizado”, explica o professor de ciências da computação Celso Canteri, um dos organizadores do evento.

Para os estudantes, o evento foi uma excelente oportunidade de aprendizado e conhecimento de novas tecnologias. “As palestras tiveram temas diversificados e foi aberto ao público, isso eu achei muito bom, porque permitiu a participação de quem é de fora do campus, também. Eu fiz a oficina de Python, e embora o tempo tenha sido pouco, o professor conseguiu passar muita informação, foi excelente. Além disso, minha equipe foi campeã no torneio de Lol (League of Legends)”, comemora o estudante do primeiro ano do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Matheus Kellmer.

De todas as atividades oferecidas, as oficinas de linguagens de programação foram as que tiveram a maior procura, sendo que a de Python teve inscrições esgotadas semanas antes do evento. Já nas atividades recreativas, o que mais gerou concorrência foram os torneios de jogos virtuais, especialmente o League of Legends, que teve transmissão ao vivo em outra sala do campus. O evento foi finalizado com as premiações dos torneios e da competição de cosplay.

“Podemos dizer, sem dúvidas, que o evento foi um sucesso. Houve presença maciça de nossos estudantes e grande participação da comunidade. Tanto as palestras e oficinas, quanto os palestrantes, foram de alto nível. Nós da comissão organizadora só temos a agradecer”, finaliza Celso Canteri.