Estudantes do Proeja do IFPR Campus União da Vitória visitam exposição fotográfica – Campus União da Vitória

Proeja

Os estudantes do primeiro período do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) visitaram a exposição fotográfica Claro Gustavo Jansson: O fotógrafo do Contestado, realizada no Armazém 1 na Estação União, em Porto União, quinta-feira, 20 de abril. Os estudantes foram acompanhados da professora de Língua Portuguesa, Lorena Izabel Lima.

A exposição, promovida pela Fundação Catarinense da Cultura, é composta por mais de cem fotos registradas no começo do século 19, mostrando o trabalho dos operários, a luta dos caboclos e os conflitos da guerra. Claro Gustavo Jansson foi fotógrafo da empresa Lumber, responsável pela construção da ferrovia que, conforme registros históricos, tornou-se uma das grandes causas da Guerra do Contestado.

De acordo com a professora Lorena, a atividade de visitação faz parte do projeto interdisciplinar do primeiro período do Proeja, que tem como tema a Guerra do Contestado e o resgate cultural das memórias e movimentos artísticos. “Os alunos puderam observar nas fotos elementos referentes à História, à cultura, à arquitetura e aos impactos da guerra.”

As diretrizes para formação humana e  profissional propostas pelo projeto pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Proeja, do Campus União da Vitória integram ciência, tecnologia e cultura, para a formação ética, política e estética do ser humano.