Estudantes do IFPR Campus União da Vitória participam de oficina de produção de sabão utilizando óleo de fritura – Campus União da Vitória

Os alunos do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram, na segunda-feira, 9, de uma oficina de fabricação de sabão caseiro, no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

A oficina oferecida aos estudantes faz parte do Projeto Química Verde e Engenharia Ambiental: Formando Cidadãos Conscientes em Relação ao Meio Ambiente, desenvolvido pelo Curso de Engenharia Ambiental da Uniuv, sob orientação das professoras Lisandra Cristina Kaminski e Mayara Ananda Gauer.

Os alunos participaram de uma palestra abordando os problemas ambientais ocasionados pelo descarte incorreto de óleo de fritura, principalmente de uso doméstico. Depois da introdução, os alunos produziram sabões, utilizando óleo de fritura, no laboratório de Química da Instituição.

De acordo com a professora de química Drielly Nayara Olekszyszen Salin, que acompanhou os alunos, a participação nessa oficina vem ao encontro dos conteúdos trabalhados em sala de aula. “Atividades como essa, fortalecem o processo de aprendizagem, além de conscientizar os estudantes sobre problemas ambientais, oferecendo uma alternativa viável para a reutilização do óleo de fritura”, afirma.