Início NOTÍCIAS Estudantes do curso de Português Instrumental participam de atividade “Café com Poesia”

Com um ambiente aconchegante e uma atmosfera intimista, os alunos do curso de Formação Inicial e Continuada de Português Instrumental: escrita e oralidade para o mundo do trabalho participaram, ontem (29), do Café com Poesia, uma aula diferenciada com o objetivo de compartilhar experiências de leitura e favorecer a comunicação oral.

Para a atividade, cada estudante escolheu e preparou uma declamação ou leitura de um texto para compartilhar com a turma. Além de dividir experiências de leitura e sua influência na melhoria da capacidade de escrita e de comunicação oral, o momento também teve o intuito de desafiar os estudantes a se comunicarem em público, trabalhando a relação entre a linguagem verbal e a corporal, e driblando sentimentos como timidez e insegurança.

De acordo com a professora de língua portuguesa e coordenadora do curso, Lorena Lima, os alunos aprovaram a experiência e participaram ativamente de cada momento. “Eles leram, comentaram, declamaram os textos escolhidos, que foram desde letras de músicas até crônicas de Drummond e trechos de obras em prosa, de Clarice Lispector a Chiboski. As poesias escolhidas também foram variadas: Leminski, Vinícius de Moraes, Adélia Prado e Alvares de Azevedo. Foi um momento eclético que envolveu a todos”, avalia Lorena.

Segundo a professora, os alunos também elogiaram a delicadeza do ambiente, preparado com tapetes, almofadas e luminárias e mostraram-se satisfeitos com essa experiência de leitura.

A atividade foi finalizada com um momento de confraternização entre a turma e um café oferecido aos estudantes.