Estudantes do curso Agente de Projetos Sociais do Campus União da Vitória realizam fórum de discussão sobre suicídio – Campus União da Vitória

Ocorreu ontem, 22, no Clube 25 de Julho, em Porto União, o Fórum Intermunicipal de Discussão sobre o Suicídio nas Cidades Gêmeas. A ação foi organizada pelos alunos do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Agente de Projetos Sociais, do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Segundo a professora de sociologia da unidade e coordenadora do curso, Cybelle Cardozo, o evento nasceu como projeto final da turma, após discussões sobre o gritante número de suicídios nas cidades gêmeas e na região da Guerra do Contestado. Um dos objetivos do fórum é criar um grupo permanente para elaboração de um protocolo de atendimento e prevenção dos casos de lesão autoprovocada com intuito de causar a própria morte.

“Durante nossas aulas, vi crescer entre estes alunos e alunas o desejo de ampliar a discussão sobre este assunto, foi quando chegamos a ideia deste fórum. Com ele queremos ajudar na organização de uma rede que possa pensar, de forma mais articulada, possíveis soluções para um problema tão grave. O projeto final destes estudantes foi o planejamento deste evento, que acontece hoje. Fico feliz em fazer parte de um projeto tão relevante”, explica Cybelle.

O fórum contou com amplo apoio das instituições públicas e privadas, como as secretarias de saúde de União da Vitória e Porto União, conselhos municipais, Polícia Militar e Científica, hospitais e clínicas da região, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

“Como coordenadora do curso FIC de Agente de Projetos Sociais do Campus União da Vitória, fico contente em saber que estamos transformando nossas aulas em ideias práticas, voltadas para a região em que estamos instalados. A educação só se completa quando seus ensinamentos se traduzem em mudanças efetivas em nossa própria sociedade”, finaliza Cybelle.