Estudantes do Campus União da Vitória têm crônicas publicadas no livro União da Vitória: Marcas e Encantos – Campus União da Vitória

Os estudantes Eduardo Castilho e Karina Kalichak, do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), tiveram suas crônicas selecionadas para compor o livro União da Vitória: Marcas e Encantos, lançado nesta quinta-feira, 05, no auditório do Colégio Túlio de França. O evento foi organizado pelo Núcleo Regional de Educação de União da Vitória.

O livro é resultado de um projeto de estudo e produção de textos, iniciado em 2017 pelo Núcleo Regional de Educação e pela Secretaria de Educação e Cultura do município, com objetivo de reunir poemas, crônicas e textos de memória sobre União da Vitória. Dois mil alunos das redes públicas e privadas de ensino participaram do projeto, que, ao final, resultou na seleção de 40 obras, entre elas as crônicas Quem conhece, não esquece, de Karina Kalichak e A arte de pedalar de um união-vitoriense, de Eduardo Castilho.

Os estudantes foram acompanhados pela professora de língua portuguesa da unidade, Lorena Izabel Lima, que orientou o estudo e produção das crônicas, e também da diretora geral do campus, Patrícia Cambrussi Bortolini.

Lorena destacou a importância do evento e a sua relevância para a vida acadêmica dos estudantes.“O lançamento do livro inspira os alunos a praticarem a produção de textos com vistas à socialização e aos processos de encontro identitário, socialização e registro de momentos por meio da escrita”, avalia.

O evento contou com apresentações artísticas, agradecimento aos participantes, entrega dos livros aos alunos, professores e diretores envolvidos no projeto.