Alunos se reúnem para torcer pela seleção brasileira no Campus União da Vitória – Campus União da Vitória

Alunos se reúnem para torcer pela seleção brasileira no Campus União da Vitória

Com intuito de trabalhar a valorização de gênero no esporte, a professora de educação física do Campus União da Vitória, Maria Gorete Terluk, reuniu, nesta quinta-feira (13), os estudantes do primeiro e segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio para assistir os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

“Resolvi trabalhar com eles a história e obstáculos que as mulheres enfrentam e enfrentaram no futebol, pois ainda há muito preconceito na nossa sociedade para as meninas que querem jogar futebol. Utilizar os jogos da copa foi uma forma de ampliar a discussão e mostrar que o futebol não é só masculino”, explica Maria Gorete.

Para os estudantes o momento foi de descontração e diversão. Eles vibraram, torceram e discutiram questões técnicas sobre a equipe brasileira no torneio.

“O futebol feminino não é muito valorizado em nossa sociedade, tanto que na última copa de futebol masculino houve grande divulgação, já no feminino isso não aconteceu. Acredito que esse momento que o campus está promovendo é muito importante para a mudança da opinião, até então bastante negativa, acerca da mulher no esporte, quebrando um pouco o preconceito que existe” ressaltou a aluna do primeiro ano, Natália Nepomuceno.

Aluno do segundo ano, Rodrigo Boarão concorda com as afirmações de Nátalia. “As mulheres não são valorizadas no futebol, isso é fato. Existem muitos comentários negativos, diferenças de salários, mas acredito que atitudes simples como a que estamos tendo hoje, de nos unirmos para torcer, podem mudar esse padrão, afinal, é tudo futebol, é um dos símbolos da nossa nação”, finaliza.