Estudantes do Campus União da Vitória realizam viagem de estudos a Três Barras – Campus União da Vitória

Estudantes do Campus União da Vitória realizam viagem de estudos a Três Barras

Os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), participaram de uma viagem de estudos para a Floresta Nacional de Três Barras (Flona), na terça-feira, 12.

A Flona é uma Unidade de Conservação Federal de uso sustentável administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pertencente ao Bioma Mata Atlântica. A floresta é rica em biodiversidade, nela já foram avistados lobos-guarás, jaguatiricas entre outras espécies da fauna, além de possuir uma grande diversidade de flora.

Acompanhados por servidores do campus, os alunos conheceram as atividades desenvolvidas pelo ICMBio, os projetos em andamento na Unidade de Conservação, percorreram a Trilha do Futuro e visitaram a estrutura de hospedagem utilizada por pesquisadores e estudantes de universidades que realizam trabalhos de pesquisa na unidade.

Os estudantes ainda estiveram na Capela Nossa Senhora de Fátima, que antigamente era parte de um vilarejo e hoje é muito procurada para realização de casamentos e batizados. O passeio foi finalizado com uma caminhada de 6 km pelo interior da unidade, onde visualizaram mudas de erva-mate nativa, araucárias, bromélias e outras espécies.

Para a assistente de alunos, Cynara Oliveira Geraldo, que participou da viagem, é relevante para os estudantes ter essa aproximação com a natureza. “É importante e até uma necessidade conhecer a casa em que vivemos, saber de sua diversidade, e dos benefícios incalculáveis que nos é dado sem custo algum. Acredito que o respeito e a preservação pelo bem natural vem do conhecimento e da proximidade”, enfatiza.