Estudantes do Campus União da Vitória participam do Desafio Nacional Acadêmico – Campus União da Vitória

Estudantes do Campus União da Vitória participam do Desafio Nacional Acadêmico

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi representado neste sábado, 09, no Desafio Nacional Acadêmico (DNA) 2018, por uma equipe formada por cinco alunos do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, auxiliados por professores da unidade.

Os estudantes Andressa Burak, Alessandro Muller, Francisco Becker, Karina Kalichak, Luan Turkot e Rafael Cechin, iniciaram o desafio às 9h e finalizaram às 17h, em primeiro lugar, empatados com as demais equipes que responderam todas as perguntas. Como critério de desempate, os grupos devem fazer algumas provas extras até esta quarta-feira, 13.

“Nossa meta era não pular nenhuma questão, responder todas, e conseguimos”, comemora o professor de ciências da computação, Deividson Okopnik.

O desafio consistia em responder 110 perguntas de 11 áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa.

De acordo com Deividson, embora os participantes pudessem utilizar todos os meios de consulta disponíveis, como o Google, por exemplo, as questões eram bastante complexas. “Em uma das perguntas a equipe levou 2h48 para encontrar a resposta. Como tínhamos 32h para resolver o desafio, fomos prontos para passar a noite, mas em pouco mais de 8h estávamos finalizando”, diz.

Segundo o estudante, Luan Turkot, a ideia de participar do desafio surgiu durante uma aula de redes. “O professor Deividson mencionou o DNA enquanto fazíamos uma gincana na aula, aí começamos a fazer perguntas sobre o desafio e pedimos para formar o grupo com o auxílio dele e ele aceitou, a partir daí começamos a nos organizar”, conta.

A próxima fase do desafio irá ocorrer neste sábado, 16, e consistirá na resolução de um enigma. A equipe receberá a primeira dica após uma hora de prova e outras dicas serão liberadas conforme o tempo decorrer, o grupo que resolver em menos tempo alcança uma melhor classificação.

Este é o primeiro ano em que o campus tem uma equipe participando do evento.

Sobre o DNA

O Desafio Nacional Acadêmico é uma iniciativa do Projeto Nacional de Educação a Distância com apoio de diversas Instituições públicas e privadas.

O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, o DNA é uma fantástica oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.