Estudantes do Campus União da Vitória participam do 13º Encontro de Iniciação Científica da Uniguaçu – Campus União da Vitória

Uma equipe de estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória participou ontem, 29, do 13º Encontro de Iniciação Científica das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

O grupo apresentou o projeto desenvolvido na disciplina Projeto Integrador, que tem como objetivo criar um protótipo de robô que seja capaz de navegar de forma autônoma pelo rio Iguaçu a fim de promover a despoluição das águas.

O trabalho, orientado pelos professores da unidade, Deividson Okopnik e Vitor Gregório, foi dividido em duas apresentações separadas, a primeira de cunho técnico e a segunda voltada para questões humanas e ambientais.

A exposição técnica, intitulada Protótipo Aquático: Tecnologia Aliada à Sustentabilidade, foi realizada pelas estudantes Jennifer Novak e Telma Thomas, enquanto os alunos Karini Braz de Oliviera, Marcella Baziuk e Rhyan Stefanowicz apresentaram a segunda parte do trabalho, com o título de Iguaçu: Desafio Para Mentes Ecológicas.

Para a estudante, Jennifer Novak, a participação no evento foi uma oportunidade de divulgação do trabalho realizado no campus. “Além dos conhecimentos obtidos na participação do evento, o Encontro de Iniciação Cientifica foi uma oportunidade de levar os projetos de pesquisa que são desenvolvidos aqui no IFPR para a comunidade externa”, destaca.

Os estudantes foram acompanhados pelo professor Deividson Okopnik, que reiterou a importância da participação da equipe no evento. “Ao apresentar o projeto desenvolvido por nossos alunos em um evento voltado para o ensino superior eles puderam ver que a qualidade da pesquisa e os resultados que eles estão obtendo não deixam nem um pouco a desejar, comprovando a qualidade de seus trabalhos”, afirma Deividson.