Estudantes do Campus União da Vitória participam de palestra sobre a violência contra a mulher – Campus União da Vitória

Dando continuidade aos eventos alusivos ao mês da mulher, o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou, na última segunda-feira, 25, a palestra O Judiciário e a Violência contra a Mulher, com o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Carlos Mattioli.

A palestra foi oferecida aos alunos do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – PROEJA, e abordou a questão da violência contra a mulher na região do Vale do Iguaçu, os projetos realizados pelo judiciário para tratar e evitar novos casos de agressão, bem como orientações para que os ouvintes possam auxiliar mulheres que tenham passado por esse tipo de situação.

Durante a palestra, uma das expectadoras pediu a palavra e relatou uma história pessoal de agressão. “Só quem passou por uma situação de violência sabe o tamanho do trauma físico e emocional que isso deixa. Eu fui agredida e vi minha filha ser agredida também e acredito que muitos homens usam de violência contra as mulheres por causa da sensação de impunidade. Eventos como esse auxiliam muito, pois os ouvintes se deparam com situações reais e entendem a gravidade do assunto”, relata a participante que preferiu não se identificar.

Após a palestra, o juiz respondeu perguntas e tirou dúvidas dos estudantes sobre o tema, e ainda permaneceu no campus para conversar e aconselhar em particular os alunos que precisavam.