Estudantes do Campus União da Vitória criam cartilha para auxiliar a adaptação dos novos alunos – Campus União da Vitória

Com o título Como sobreviver ao IF, os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio criaram uma cartilha com dicas para auxiliar os novos alunos da unidade a se adaptarem ao campus.

A cartilha traz explicações sobre os horários de atendimento dos professores, os projetos desenvolvidos e eventos realizados na unidade, além de dicas para uma boa convivência e um breve relato sobre os técnicos administrativos e professores do campus.

“Quando entramos no IF não tivemos essa experiência de alguém nos auxiliando e nos explicando como é estudar aqui e sabemos como o início pode ser difícil, por isso, em conversa entre as duas turmas dos terceiros anos, tivemos essa ideia. Nossa proposta é mais do que auxiliar os calouros, mas integrá-los ao campus e fazer com que se sintam bem-vindos. Queremos romper esse esteriótipo de que veteranos odeiam calouros”, explica Marcella Baziuk, uma das idealizadoras da cartilha.

Os alunos criadores do material visitaram as turmas de primeiro ano do curso Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente e explicaram a iniciativa com muito bom humor e descontração, tirando dúvidas e se colocando a disposição dos novos alunos.

“Toda a produção é nossa, eu fiz o layout, enquanto outros criaram os textos. Acredito que os calouros vão gostar e é o início da aproximação entre calouros e veteranos”, conta animado o estudante do terceiro ano, Bruno Isaque Muller.

A cartilha pode ser vista no mural de entrada da unidade e nas salas das turmas de primeiro ano.

Este ano o Campus União da Vitória recebeu 120 novos alunos em dois cursos de nível médio, Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente, e o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.