Equipes do Campus União da Vitória participam da Fase II da Olimpíada de Robótica do IFPR – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participou, com nove equipes, da Fase II da Olimpíada de Robótica do IFPR, realizada no Campus Foz do Iguaçu, na última terça-feira, 26.

As equipes do campus competiram nas modalidades seguidor de linha, resgate e sumô. Ao todo, 25 alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio representaram a unidade no evento, acompanhados do professor de ciências da computação, Douglas Krug e do professor de matemática, Andrei Maia e Silva.

A equipe Trober o Analista, dos estudantes do segundo Edson Sozo Júnior, Igor de Castro e Reuel Kulibaba, conquistou o 5º lugar na modalidade seguidor de linha e a equipe Titans Robot, dos alunos do segundo ano Daniele Belena e Odemir Schroh Junior, ficou em 16º lugar na modalidade resgate, entre os 44 competidores.

Para o aluno, Edson Sozo Junior, a experiência foi além da competição, mas uma oportunidade para interagir com outras equipes e trazer novas ideias para implementar o projeto. “O quinto lugar foi um ótimo resultado para nossa equipe, no geral. Voltamos motivados, com ideias novas e visando um primeiro lugar na próxima olimpíada”, conta otimista.

De acordo com Edson, o nome da equipe é uma homenagem ao orientador do grupo, o técnico em laboratório, Trober Machado, que se surpreendeu com a honraria. “Eu não fazia ideia, mas me sinto muito feliz em servir de referência e exemplo para eles. Espero que um dia eles também consigam propiciar isso para outras pessoas, ser exemplo”, declara.

Os estudantes foram responsáveis por todas as etapas de elaboração dos protótipos, construídos nas plataformas Lego e Arduíno. Por ser um projeto interdisciplinar, teve o envolvimento direto de professores da área de informática, matemática e do servidor técnico de laboratório, que trabalharam como treinadores das equipes.

Robótica no IFPR

Com o objetivo de preparar os estudantes para competições regionais, nacionais e internacionais da área, o Instituto Federal do Paraná realiza anualmente a Olimpíada de Robótica do IFPR, que constitui-se em um espaço de apresentação, exposição e competição de protótipos robóticos desenvolvidos pelos discentes. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, por meio de sua Diretoria de Inovação (DIN).