Edição de abril do projeto Cine na Escola exibe o filme Colegas – Campus União da Vitória

Edição de abril do projeto Cine na Escola exibe o filme Colegas

A Sessão Pedagógica do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizou na última quinta-feira, 26, mais uma edição do projeto Cine na Escola, que tem como objetivo exibir filmes de produção nacional.

O filme escolhido para o mês de abril no Cine na Escola foi Colegas, longa-metragem que conta a história de três jovens com síndrome de Down, amantes de cinema, que decidem fugir da instituição onde vivem para realizar seus sonhos. Colegas, traz atores famosos e outros 60 jovens com síndrome de Down no elenco de apoio. O filme venceu diversos prêmios em festivais de cinema tanto no Brasil, como na Rússia, Itália, Portugal e nos Estados Unidos. A temática abordada é fundamental para realçar pontos importantes do ambiente escolar, pois faz uma reflexão necessária acerca do preconceito que sofrem as pessoas com algum tipo de deficiência.

Segundo o professor e coordenador de curso, Douglas Lusa Krug, a escolha do tema foi pontual. “Foi uma oportunidade interessante para demonstrar aos alunos de uma forma lúdica que é possível correr e alcançar seus sonhos, apesar das dificuldades”, avalia.

O projeto começou a ser executado em fevereiro deste ano, com o documentário Nunca me Sonharam, que traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil. O foco é o valor da educação, os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.

Já no mês de março, o filme Olga foi exibido na Semana da Mulher. O filme destaca a atuação política da militante comunista Olga Benário, esposa de Luís Carlos Prestes, durante a década de 30. Judia de origem alemã, Olga foi presa e deportada para a Alemanha, onde morreu num campo de concentração.

De acordo com a assistente de alunos, Cynara Geraldo, que trabalha na Seção Pedagógica, os filmes, quando bem escolhidos e selecionados em suas temáticas, têm uma relevância extraordinária. “Esses temas agregam valor, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da escola e importante na formação cidadã”, destaca.

Após a exibição dos filmes, é realizado um debate sobre os temas, dando abertura aos estudantes para exporem suas ideias e pontos de vista, com a mediação dos professores.

Projeto Cine na Escola

O projeto Cine na Escola surgiu em cumprimento a Lei 13.006/14 que propõe a exibição de filmes de produção nacional como parte do componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, e torna obrigatória sua exibição por, no mínimo, duas horas mensais. Além de ser uma possibilidade de aproximar os alunos de vários sotaques, crenças, culturas e tradições espalhadas pelo Brasil.

Painel Mulheres Especiais e exibição do filme Olga, marcam o primeiro dia da Semana da Mulher no Campus União da Vitória

I Semana da Mulher do Campus União da Vitória trouxe atividades diversificadas e reflexões sobre o tema