Colégio de Dirigentes esteve reunido no dia 06 – Campus União da Vitória

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Colégio de Dirigentes esteve reunido no dia 06

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O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Paraná (Codir) esteve reunido no dia 06 de junho, no Campus Campo Largo. A agenda do Codir, composta por 13 itens, esteve centrada em discussões de propostas pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), abordando, por exemplo, matriz e execução orçamentária, implementação do programa de integridade, metas e indicadores para pactuação, Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e relatório de gestão 2017.

Na abertura, o reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, enfatizou a importância da troca de experiências com gestores de instituições de Ensino Superior, de todo o mundo, propiciada por sua participação no Encontro de Reitores, sediado pela Universidade de Salamanca, nos dias 21 e 22 de maio. Dentre as temáticas abordadas no evento estavam tecnologia e educação a distância, diversidade, inovação e internacionalização, transparência, produção e divulgação de conhecimento. A missão internacional também assegurou, segundo o reitor, contatos que trarão parcerias e convênios com instituições de ensino de outros países, oportunizando a mobilidade e creditação de servidores e estudantes interessados em estudar no exterior.

A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância apresentou o curso e-Tec Idiomas a ser ofertado pelos campi interessados a partir do segundo semestre de 2018. O edital de seleção de estudantes para cursar idiomas por meio da modalidade EAD deverá ser disponibilizado nos próximos meses e trata-se de uma das ações do Centro de Línguas do IFPR (Celif).

Perícias médicas, prevenção e qualidade de vida do servidor

Um dos pontos de pauta de maior interesse dos diretores foi a apresentação das servidoras Anelise Surek e Etiene Mucelin, sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). O SIASS coordena as ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração pública federal. As servidoras são coordenadoras do SIASS pela UTFPR e IFPR, respectivamente, atreladas à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

A atenção dos dirigentes se voltou para exposição após a informação em relação ao volume de atestados médicos e solicitações de afastamento apresentados pelos servidores, em grande medida, por questões de saúde mental. A maioria dos afastamentos é de docentes. De setembro de 2017 até hoje, foram periciados mil atestados médicos pela unidade do SIASS, que atende de forma integrada à UTFPR e ao IFPR. Diariamente, a unidade recebe 50 e-mails solicitando afastamentos.

A coordenadora Etiene Mucelin lembrou que a atuação da unidade não é apenas pericial, mas também de mapeamento dos principais riscos e doenças que acometem os servidores, e enfatizou que um dos valores institucionais do IFPR é a qualidade de vida no trabalho, remetendo-se à necessidade de valorização da vida e das pessoas.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Mesquita, reforçou o quanto foi fundamental estabelecer esse debate com os dirigentes do IFPR, enfocando a necessidade de um olhar cuidadoso em relação à prevenção da saúde e também com os servidores que estão adoecidos e, portanto, em um momento de fragilidade. A Progepe promove uma atenção especial aos servidores que necessitam de apoio institucional nestes cenários. O reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, reforçou a satisfação acerca da discussão desse tema no Codir, pedindo atenção a situações de vulnerabilidade dos servidores por condições de saúde, tanto dos membros do GT-Pessoas das unidades, quanto dos dirigentes e toda a comunidade.

Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Também foi pauta da reunião a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O SEI é uma ferramenta de gestão de processos eletrônicos instituída como referência, para todos os órgãos públicos do país, e no IFPR, em substituição ao módulo protocolo do Sistema Sipac. Por meio do sistema é realizada a criação e tramitação dos processos e documentos.

O servidor Douglas Eduardo Silva, coordenador da Comissão de Implantação do SEI no IFPR, fez uma apresentação de sensibilização dos dirigentes em relação aos benefícios da adoção do sistema (SEI), expondo a atuação da Comissão de implantação em quatro frentes de trabalho: comunicação; capacitação; políticas documentais; instalação, configuração e disponibilização e, na sequência, a de acompanhamento pós-implantação. O foco da exposição foram as ações imediatas, direcionadas pela Comissão e que dependem do engajamento dos campi do IFPR, imprescindíveis para a viabilização da implantação.

O sistema eletrônico de informações permitirá uma atuação 100% digital, pois toda a documentação oficial irá realizar a tramitação dentro do sistema, sem uso de papel, o que permite ganhos em agilidade, economicidade e redução de ocupação física e de tempo dispendido para a realização das atividades utilizando o sistema.

Orientação sobre os dias paralisados como reflexo da mobilização dos caminhoneiros

Durante o Codir, a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) reiterou a indicação da Reitoria de que cada campi, durante a mobilização dos caminhoneiros, deveria avaliar a situação do calendário acadêmico de acordo com os reflexos em cada região. Diante disso, e da legislação em vigor, a reposição dos cursos técnicos e superiores deve atender à determinação de cumprimento de 200 dias por ano, exceto cursos técnicos subsequentes – que atende à carga horária determinada no plano de curso. Para cursos técnicos integrados (educação básica) e superiores (educação superior), não se trata, portanto, apenas de reposição de horas, mas de dias letivos, de acordo com os pareceres CNE 38/2002 e 21/2012 e CNE 261/2006, respectivamente. Em caso de descumprimento, a reorganização deve ser proposta pelo Colégio Dirigente do Campus (Codic) e homologado pelo Conselho de Ensino (Consepe). A reposição, para que possa iniciar imediatamente, pode ser determinada pelo Codic e homologada ad referendum pelo Consepe. A pauta sobre o Processo Seletivo foi transferida para a realização de uma videoconferência com os diretores na sexta-feira, dia 08 de abril.

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