IV Semana do Livro e da Biblioteca é realizada no IFPR União da Vitória – Campus União da Vitória

IV Semana do Livro e da Biblioteca é realizada no IFPR União da Vitória

Entre os dias 22 a 26 de outubro a Biblioteca do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou a IV Semana do Livro e da Biblioteca, com o objetivo de refletir sobre a importância da leitura e da informação, oferecendo aos alunos atividades interativas e variadas.

A semana iniciou com o lançamento do acróstico BIBLIOTECA e do Painel “Biblioteca é…”, um espaço para que os alunos deixassem frases sobre o significado da biblioteca na visão deles. As duas frases mais votadas foram premiadas na sexta-feira, 26, durante a cerimônia de encerramento.

As palestras ficaram por conta dos professores da Unespar, Caio B. Moreira e Valkiria de Novais Santiago, sobre Literatura de Cordel, e dos voluntários do grupo União Pró-Vida com o tema Valorização da Vida.

Os corais da APAE de Porto União e de União da Vitória foram responsáveis por um dos momentos mais emocionantes da semana. “Foi impactante! Eles nos emocionaram e nos trouxeram uma grande motivação para buscar ser melhor no que fazemos, pois mesmo com todas as dificuldades eles são muito dedicados no que fazem, chegando até a cantar em outras línguas”, conta o estudante do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Igor de Castro.

O evento ainda ofereceu oficina de decoração da biblioteca, contação de histórias, sarau literário e o lançamento do livro de poemas Sonhos Humildes da aluna do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Rafaela Rolwagen.

Segundo a servidora da biblioteca, Viviane Traversin, uma das organizadoras do evento, foi um tempo de aprendizagem, de formação educacional, cultural e social. “Procuramos trazer vários conhecimentos, sejam literários ou da vida real. Nos emocionamos com os corais da APAE, incentivamos os alunos a se expressarem no sarau literário. Impulsionamos a criatividade na produção das frases e do acróstico, trouxemos informações sobre o Cordel, uma literatura rica da nossa cultura, e refletimos juntos sobre a realidade, sobre valorizar nossa vida e nossa história. Foi uma semana incrível”, avalia Viviane.

Os vencedores do concurso de frases foram os alunos João Vitor Bugenski, com “Biblioteca é o barco da sabedoria para atravessar as águas da ignorância” e Bruno Isaque Muller, com “A Biblioteca é um portal para diferentes mundos”, os alunos receberam como premiação um livro de literatura.