Campus União da Vitória participa de fase estadual da III Olimpíada IFPR de Robótica – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participou, com três equipes, da etapa estadual da III Olimpíada IFPR de Robótica, realizada no Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão), em Irati, sábado, 6. Mais de 20 equipes participaram representando os campi de Assis Chateaubriand, Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Telêmaco Borba e União da Vitória. O evento organizado pelo IFPR Campus Irati, serve como preparação para as equipes que participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica.

De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Douglas Lusa Krug, os protótipos foram construídos utilizando a plataforma proprietária Lego e plataformas abertas, como Arduíno e Raspberry. As equipes puderam disputar na modalidade resgate e na modalidade seguidor de linha, que foi incluída a partir desta edição. Na modalidade resgate, os protótipos seguem um percurso traçado, desviando obstáculos, encruzilhadas e falhas de percurso, ao chegar na sala de resgate deve encontrar objetos que simulam vítimas e levar até a área segura. Na modalidade seguidor de linha, os protótipos devem, também, seguir um percurso traçado, completando uma volta, vence o protótipo que fizer o menor tempo. As equipes não tiveram conhecimento antecipado do percurso e os protótipos devem segui-los de forma autônoma. As equipes têm como objetivo completar um trajeto já pré-definido no menor tempo médio, calculado a partir do resultado de três provas.

Conforme o Coordenador, a preparação dos protótipos iniciou há alguns meses, e vão continuar a serem otimizados para os próximos anos. “O evento propicia aos estudantes uma forma divertida e motivadora de aplicar na prática os conhecimentos técnicos adquiridos no decorrer do curso, além de incentivar o trabalho em equipe por meio de uma competição saudável”, avalia.

A abertura do evento foi realizado na sexta, 5, às 19h, no Campus Irati, com apresentações culturais de estudantes e da banda de pop rock Dnocks, de Irati.

Em 2015, o Campus Irati sediou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A etapa estadual da OBR será nos dias 2 e 3 de setembro, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (Sept/UFPR), e conta com a organização do IFPR.

Com informações do Campus Irati.