Campus União da Vitória é premiado no V Ficiencias com projeto de ensino da matemática – Campus União da Vitória

Com o projeto Oficina de Matemática: medindo distâncias com um círculo, o Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi mais uma vez premiado na V Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), na Área de Ciências Exatas e da Terra. O evento deste ano foi realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, de 8 a 11 de novembro.

O trabalho apresentado pelos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Kauana Gabriele Pereira e Alan Gabriel Cordeiro Matulle, foi orientado pelo professor de matemática Ederson Marcelino da Silva, e recebeu premiação na categoria Áreas do Conhecimento.

De acordo com Alan, o projeto foi criado com o intuito de construir um material didático manipulável que facilitasse a medição de distâncias. “Nós tivemos muitas dificuldades para construí-lo, pois as medições tinham que ser bem certas, com um cálculo ou corte errado a trena não iria funcionar”, afirma.

Para o orientador apesar das dificuldades a expectativa era grande diante da concorrência, e que foi emocionante ser chamado ao palco para receber o prêmio. “Quando começamos as atividades da pesquisa, eu sabia que teríamos muito trabalho e cheguei a pensar que não conseguiríamos ter algo para apresentar caso fôssemos selecionados para o Ficiencias”, confessa.

Segundo o professor Eder, com o esforço dos estudantes, deu tempo de terminar o projeto. “Acredito que para os alunos, mais que a contribuição de conhecimento acadêmico e científico, o que mais marcou foi saber que estavam ali aproveitando aquela semana cheia de atividades graças ao estudo e dedicação que tiveram desde quando ingressaram no IFPR”, afirma.

Para Kauana, ficar esses quatro dias em Foz do Iguaçu foi ótimo, e receber o prêmio melhor ainda. “Muita emoção, alegria e ver que nosso esforço de ficar várias tardes no colégio tentando resolver os problemas do nosso projeto, não foi jogado fora. Foi bom ganhar elogios de outras pessoas e de professores de matemática. Tivemos várias sugestões e ideias para aperfeiçoar ainda mais nosso projeto e deixá-lo cada vez melhor.” Para a estudante, além da participação na Feira, os passeios e as visitas técnicas também surpreenderam. “Só tenho a agradecer ao meu colégio, aos professores e principalmente nosso orientador que sempre nos incentivou cada vez mais e não deixando a gente desistir.”

Além do projeto premiado, mais três projetos do Campus União da Vitória foram apresentados na V Ficiencias: As esquinas da desigualdade: um estudo sobre a concentração de renda no Vale do Iguaçu; João Vitor Lino Bugenski; Identidade em ruínas: uma questão de preservação, Aline Bueno; e Porto União da Vitória sob as águas: um mergulho na História, Arthur Pfeng, todos orientados pelo professor Vitor Marcos Gregório.

Mipeec

O projeto Oficina de Matemática: medindo distâncias com um círculo recebeu o Prêmio Aclamação Popular para o vídeo mais visualizado no canal da II Mostra de Inovação, Pesquisa,Ensino, Extensão e Cultura (Mipeec), realizada nos dias 16 e 17 de setembro. O vídeo obteve mais de 200 visualizações.

IV Ficiencias

No ano passado, o trabalho intitulado 1905: quando trilhos foram mais que caminhos, da aluna Aline Bueno, trouxe a premiação de primeiro lugar da área de Ciências Humanas, na IV Ficiencias.

Ficiencias

A Ficiencias é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras com intuito de contribuir com a evolução no mundo das ciências. É também um local de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior do Paraná – Brasil; Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú – Paraguai; e a Província de Missiones – Argentina. A feira visa ainda promover a cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico. Ao término do evento, as melhores pesquisas são premiadas e podem receber o acompanhamento de um professor de nível superior para continuar seus projetos. Assim, a Ficiencias pretende estimular, incentivar e valorizar os talentos em todas as áreas do conhecimento.

Anualmente, a Feira é realizada no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, localizada na região Oeste do Paraná, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Podem participar do evento, estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, com projetos de pesquisa, professores, instituições de ensino, comunidade em geral e voluntários.

Perto 140 trabalhos, em sete áreas do conhecimento, foram apresentados este ano: Ciências Exatas e da Terra: 22; Biológicas: 23; Saúde: 18; Humanas: 25; Agrárias: 15; Engenharias: 25; Sociais Aplicadas: 10.

Saiba mais:

Pesquisa realizada por aluna do IFPR Campus União da Vitória leva primeiro lugar na área de Ciências Humanas, no IV Ficiencias

Projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura são destaque na II Mipeec do IFPR Campus União da Vitória

Vídeo que ganhou o Prêmio Aclamação Popular na II Mipeec: Trena com roda