Biblioteca do Campus União da Vitória realiza sessão de biblioterapia – Campus União da Vitória

Biblioteca do Campus União da Vitória realiza sessão de biblioterapia

Um momento de relaxamento e descanso em meio à correria do final de bimestre. Assim foi a primeira biblioterapia deste ano, realizada ontem, 15, na seção de biblioteca do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Ao som da leitura do livro Malala e Seu Lápis Mágico, de Malala Yousafzai, e do poema Saber Viver, de Cora Coralina, os estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio foram guiados a descansar suas mentes e aliviar o estresse da rotina.

De acordo com os alunos que participaram da sessão, o momento escolhido para realizar a biblioterapia foi muito acertado. “Estamos na semana de provas e essa oportunidade foi muito prazerosa. Saí mais relaxada, tranquila e com as energias recarregadas”, avalia a estudante do terceiro ano, Jennifer Novak.

Segundo a auxiliar de biblioteca, Viviane Traversin, uma das organizadoras do evento, a escolha do livro a ser lido se deu, justamente, pelo momento em que os alunos estão vivendo, com provas e muitos trabalhos. “O tema escolhido foi “saber viver” e a leitura da história de vida de uma menina simples que conseguiu mudar, apenas com palavras, o ambiente ao seu redor, foi justamente para conduzir os estudantes a perceber que eles também tem esse poder, se viverem com calma, respeito e espalhando amor”, explica Viviane.

Para este ano a seção de biblioteca pretende realizar mais momentos como esse, bem como atividades artísticas e culturais, para motivar os estudantes e animar a rotina da unidade.

“É positivo perceber que os alunos se sentem mais relaxados com a sessão. Alguns relaxam a ponto de pegar no sono, o que é um ótimo sinal”, diverte-se Viviane.