Biblioteca do Campus União da Vitória realiza contação de histórias na Escola Municipal Dário Bordin – Campus União da Vitória

A Biblioteca do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou uma atividade de contação de histórias na Escola Municipal Dário Bordin, ontem, 23.

A ação envolveu servidores do campus e estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que brincaram, dançaram e contaram histórias aos alunos da escola. O projeto tem o objetivo de incentivar a leitura para crianças e integrar os estudantes do campus à comunidade.

“A diversão tomou conta da tarde. Saímos com o coração cheio de alegria, pois os pequenos renovam nossos sonhos e esperanças e podemos ver a pureza em seus olhinhos”, conta a auxiliar de biblioteca e organizadora da atividade, Viviane Traversin Pereira.

Esta não foi a primeira vez que os contadores de histórias levaram o projeto para as escolas da cidade. No ano passado a atividade foi realizada nas escolas municipais Maridalva Palamar e Fruma Ruthemberg, e deve ser realizado em mais uma escola no próximo semestre. “Ainda não sabemos qual será a próxima escola, mas já estamos nos organizando para mais uma contação de histórias”, afirma Viviane.

André Ferreira, aluno do quarto ano do curso Técnico em Informática, já havia participado dessa atividade nas outras escolas e diz que incentivar a leitura para as crianças é recompensador. “Brincar, correr e contar histórias para as crianças é algo que renova nosso interior, faz com que esqueçamos nossos problemas. Sem falar no quanto nos sentimos amados em cada abraço que recebemos, é um momento verdadeiro, cheio de inocência”, enfatiza.

Além da contação de histórias, a biblioteca está organizando, para o segundo semestre deste ano, a ação Eu Posso Ler para Você? que acontecerá nas ruas do centro da cidade. Nesta atividade os alunos abordarão as pessoas que estiverem passando pelo local e se oferecerão para realizar a leitura de textos e poemas.