Alunas e professora do Campus União da Vitória participam de curso de Escutatória – Campus União da Vitória

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi representado, na última terça-feira, 02, pela professora de Língua Inglesa, Alessandra Bender, e pelas estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Beatriz Silveira, Larissa Assis e Sarah Tomal, no curso de Escutatória, promovido pela União Pró-Vida.

A participação das estudantes se deu por conta do projeto O Grito da Alma, que desenvolvem na disciplina Projeto Integrador, sob a orientação da professora Alessandra.

O curso foi ministrado pelos voluntários do grupo União Pró-Vida e foi realizado no 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado, em Porto União -SC, e abordou a importância do ato de escutar como ferramenta de apoio emocional e prevenção ao suicídio, baseado nos estudos de Rubem Alves, que criou o termo “escutatória” para contrapor o grande interesse que sempre existiu por cursos de Oratória. O autor argumenta que saber escutar é tão importante quanto saber falar, pois envolve atitudes diversas como respeito, paciência, empatia, tolerância, dentre outras.

“Os voluntários da rede União Pró-Vida realizam um trabalho extraordinário em nossa região, oferecendo apoio emocional e de prevenção ao suicídio, por meio de atendimento presencial gratuito e por telefone/WhatsApp. Esses voluntários são pessoas capacitadas que se dedicam de todo coração para a nobre missão de salvar vidas”, enaltece Alessandra.

Para as alunas, tanto a palestra, quanto a experiência dos voluntários do grupo, acrescentou conhecimento ao trabalho realizado por elas no projeto, ensinando a escutar o próximo e valorizar o semelhante. “Foram muitas informações importantes que recebemos no curso. Escutar parece algo fácil, mas não é, e pode ser de grande ajuda para quem precisa desabafar”, conta Beatriz Silveira.

“Palestras como essa, que contam histórias de vida de pessoas experientes no assunto da depressão, são de grande importância para nosso projeto”, avalia Larissa Assis.

De acordo com a equipe, o próximo passo no projeto é criar uma página na rede social Facebook para conscientizar a comunidade sobre a relevância de uma boa saúde mental e o que a falta dela traz.

“Precisamos aprender a escutar o próximo, pois a vida vale muito, é o que temos de mais importante”, finaliza Sarah Tomal.

União Pró-Vida

O grupo União Pró-Vida oferece serviço voluntário de prestação de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Os atendimentos são gratuito e anônimo e podem ser realizados presencialmente, por meio de atendimento telefônico ou pelo aplicativo WhatsApp.

Os atendimentos são sigilosos.

Interessados podem entrar em contato pelos números:

(42) 9 9138-1467 – WhatsApp

Endereço: R. Frei Rogerio, 171, Porto União – SC (anexo à Rodoviária)