Núcleo de Arte e Cultura do Campus União da Vitória realiza oficina sobre música brasileira – Campus União da Vitória

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) promoveu, no dia 07 de novembro, a Oficina: As Influências da Música Europeia, Indígena e Africana na Música Brasileira. A oficina foi ministrada pelo musicista, integrante do grupo Viola Quebrada e Vocal Brasileirão, de Curitiba, e coordenador do grupo de percussão Maracá, Marco Saldanha, e pela integrante do grupo Maracá, Ana Rita Sant’Ana.

A oficina teve a participação de alunos e servidores do campus e contou com uma parte teórica, em que os palestrantes explicaram sobre os instrumentos de percussão e suas histórias, e uma parte prática, em que os participantes puderam tocar canções ensinadas pelos professores.

Segundo a professora de arte do campus e uma das idealizadoras do evento, Giciélen Retcheski, a oficina foi uma rica oportunidade de conhecimento para todos que estiveram presente. “Foi um momento maravilhoso, recheado de aprendizado! O batuque dos tambores e o agito dos maracás e do caxixi envolveram todos os participantes. A oficina terminou, mas a turma permaneceu no ambiente, querendo aprender mais”, comemora Giciélen.