Nota de Repúdio – Campus União da Vitória

Nota de Repúdio

O Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), vem a público manifestar seu repúdio à agressão sofrida por uma servidora deste campus nas redes sociais, no último dia 07. A referida servidora foi vítima de ofensas e ameaças por parte de um servidor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que embora utilizando um perfil com nome inverídico, foi identificado por testemunhas.

A denúncia foi oficializada pela vítima por meio de boletim de ocorrência, em que constam ameaças à integridade física e à vida da professora, chegando a mencionar perseguição e estupro. Esta situação de afronta e intimidação atenta contra os direitos humanos, individuais e coletivos, e não pode ser tratada como algo banal e de pequena importância.

Entendemos que as redes sociais são espaços para diálogos democráticos e debates de ideias, respeitando a diversidade de opiniões e posicionamentos, e que agressões como estas ferem os princípios de civilidade e podem ser interpretados como apologia a crimes de estupro e violência contra a mulher, especialmente por serem originadas de um educador.

Nesses termos, e considerando a gravidade do discurso de ódio proferido pelo agressor, nos solidarizamos com a professora e ressaltamos nosso repúdio, na esperança de que as medidas cabíveis sejam tomadas.

União da Vitória, 16 de abril de 2018.