Alunos do segundo ano do Campus União da Vitória lançam jornal impresso – Campus União da Vitória

Alunos do segundo ano do Campus União da Vitória lançam jornal impresso

Foi lançado, na última sexta-feira, 08, o primeiro número do IF NEWS, jornal elaborado pelos alunos do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

O trabalho é resultado do estudo dos gêneros textuais que circulam na esfera jornalística e faz parte das atividades de língua portuguesa, conduzida pelo professor da disciplina, Carlos Augusto de Negreiros.

Nos moldes de um jornal impresso, os alunos produziram matérias de interesse do campus e da comunidade. Os textos são variados, o editorial, que discute a disseminação do ódio nas redes sociais; contos, resenhas e poemas; entrevistas com professores do campus; notícias de eventos culturais e esportivos e texto de opinião sobre um debate realizado pelos estudantes em sala de aula.

De acordo com o estudante, Rafael Francisco Cecchin, que participou da equipe responsável pela diagramação, a atividade exigiu dedicação dos alunos. “Foi um grande desafio, pois não tínhamos muito conhecimento na área de design gráfico. Em vários momentos pensamos em desistir, mas persistimos e conseguimos concluir”, comemora.

Segundo o professor Carlos, o trabalho foi importante pois permitiu aos alunos produzirem sozinhos o jornal e participarem de todas as etapas do processo. “Eles tiveram contato com o desafio de escrever textos nos moldes requeridos pelos gêneros jornalísticos, puderam sentir na pele a dificuldade de se diagramar um jornal, decidir pelas melhores fotos ilustrativas, entre outros pontos importantes para o seu aprendizado”, explica.

A edição impressa do jornal está disponível na biblioteca do campus, e a versão digital pode ser conferida no link: IF NEWS