Estudantes do Campus União da Vitória desenvolvem vídeos sobre preconceito – Campus União da Vitória

Estudantes do Campus União da Vitória desenvolvem vídeos sobre preconceito

Em referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional, os estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizaram discussões sobre igualdade e equidade racial, durante as aulas de geografia do mês de novembro.

Após as discussões, os alunos receberam a proposta de desenvolver vídeos de conscientização sobre temas que envolvem a data comemorativa, como o combate ao racismo, a diversidade cultural, o preconceito religioso e a desigualdade no mercado de trabalho e na política.

Os vídeos são compostos por dramatizações, entrevistas com pessoas que já sofreram preconceito e reportagens sobre o tema. De acordo com o professor de geografia, Leandro Bianchini, responsável pela atividade, os trabalhos foram bem realizados e demonstraram o potencial dos alunos, além da integração com os conhecimentos desenvolvidos em outras disciplinas do curso.

Para Leandro, embora o Dia da Consciência Negra não ter ligação direta com a disciplina de geografia é relevante para a formação dos estudantes.“Essa discussão é de fundamental importância para as ciências humanas e para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de preconceitos”, enfatiza.

Os vídeos foram avaliados pelo professor neste final de bimestre, e agora estão disponíveis para visualização no canal do campus no Youtube.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil no dia 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695. Durante a semana são realizadas diversas atividades em todo o país para promover a inserção do negro na sociedade brasileira. A data serve também para lembrar a resistência negra contra a exploração durante o período colonial.

Vídeos:

Da mesma Cor:

Ana Paula Zielinski, Eduardo Castilho, Mariana Kurilucky, Manoela Stafi

Diga não ao Preconceito:

Alessandro Ailton Muller, Giovane Gabriel Sebben, Luan Victor Geller Turkot, Mariana Hirsch Leandro, Rafael Francisco Cechin.

Racismo – Entrevista sobre preconceito racial

Entrevistada: Cynara Oliveira Geraldo – Assistente de Alunos do Campus União da Vitória.

Francieli Novakoski, Graciella Melnik, João Vitor Lino Bugenski, Celina Valles, Emanuel Sonego, Cristhian Padilha

Dia da Consciência Negra:

Vitor Leão e Felipe Rodrigues

Racismo:

Leandro A., Rafael Platz

Os Negros na Política:

Débora, Guilherme, Marlon, Otávio, Vinícius W.