Grêmio Estudantil do IFPR Campus União da Vitória promove palestra com psicólogo para prevenção do suicídio – Campus União da Vitória

Setembro Amarelo

Grêmio Estudantil do IFPR Campus União da Vitória promove palestra com psicólogo para prevenção do suicídio

Publicado em

Copiado!

Com o objetivo de conscientizar a respeito da realidade do suicídio, o Grêmio Estudantil do IFPR Campus União da Vitória promoveu, na manhã de hoje, 29, palestra com o psicólogo Dennys Keyiti Shintaku. O evento, voltado para estudantes e servidores do Campus, encerra o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Segundo Shintaku, a adolescência é momento de aprender, ter experiências, entrar em confusões. Para alguns, o bullying e abusos constantes podem ser insuportáveis. influências ambientais e transtornos mentais também podem causar sofrimento. Com uma dor tão profunda, muitas vezes sem apresentar sinais de alerta significativos, acabar com a própria vida pode parecer a única solução.

É nesse sentido que o psicólogo alertou sobre a necessidade de ficar atento para reconhecer avisos verbais, emoções suicidas, comportamentos perigosos, mas também a melhoras súbitas de humor. “Amigos e família devem ficar atentos, agir sem julgamentos, ouvir de maneira gentil e com empatia. O apoio imediato faz diferença no resgate da pessoa com esse transtorno, e nem sempre quem está depressivo pede ajuda. Caso necessário, deve-se procurar ajuda especializada”, orienta.

O psicólogo é especialista em saúde mental, atua no Centro de Assistência Psicossocial (Caps), de União da Vitória e é professor no curso de Psicologia da Universidade do Contestado (UnC), em Porto União.

Essa palestra complementa outra ação realizada pelo Grêmio, e traz resposta à questões que surgiram na urna que ficava junto a um mural exposto na área de convivência dos estudantes, com o objetivo de incentivar as pessoas a pensarem e conversarem sobre o suicídio. Com a pergunta “Se alguém dissesse que está pensando em cometer suicídio, o que você diria?”, o painel convidava as pessoas a deixarem um bilhete dizendo o que pensam sobre isso, e também a desabafarem utilizando uma urna que ficava logo abaixo das mensagens.

Serviço

Linhas de assistência, com profissionais treinados para acolher, ajudar na valorização da vida e dar os encaminhamentos necessários:

União Pró-Vida Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio – Estação Rodoviária de Porto União

(42) 3523-7217 – segunda-feira a sábado, das 14h às 22h

Atendimento Presencial – segunda-feira a sábado, das 14h às 18h

Centro de Valorização da Vida (CVV)

141 ou https://www.cvv.org.br (com chat online)

Topo